Jerônimo Rodrigues recebe a mais alta honraria brasileira

Jerônimo recebeu a Grã-Cruz nesta terça-feira (27), no Itamaraty

Por Da Redação.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi condecorado nesta terça-feira (27) com a Ordem de Rio Branco no grau de Grã-Cruz, a mais alta honraria concedida pelo Estado brasileiro. A cerimônia ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília, e foi conduzida pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Governador Jerônimo Rodrigues recebe a mais alta honraria brasileira, no Palácio Itamaraty | Foto: divulgação/GOVBA

Concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, a Ordem de Rio Branco homenageia pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ou demonstrado méritos considerados excepcionais ao país.

Durante a solenidade, o governador declarou: “Receber a medalha da Ordem de Rio Branco é uma honra que compartilho com o povo baiano e que reforça nosso compromisso com o diálogo, a democracia e a justiça social. Agradeço ao presidente Lula e ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que conduziu a cerimônia com sensibilidade e respeito. Compartilhei esse momento especial com a minha melhor companhia, Tatiana Velloso”.

+ Jerônimo critica confusão na Câmara: 'Não fortalece a democracia'

Jerônimo Rodrigues também destacou a importância da Bahia no cenário internacional: “Esse é um reconhecimento que divido com todos que constroem, ao meu lado, uma Bahia mais forte. Levo essa honraria como símbolo do que podemos alcançar quando a Bahia se conecta com o mundo com competência e propósito. Seguimos fazendo do nosso estado uma referência de dignidade, desenvolvimento e inclusão”.

Governador Jerônimo Rodrigues recebe a mais alta honraria brasileira, no Palácio Itamaraty | Foto: divulgação/GovBa

O evento contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, representantes do corpo diplomático e dirigentes públicos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o recebimento da Grã-Cruz representa um selo de excelência e compromisso com o país, com alto valor simbólico e institucional, além de reconhecimento da trajetória política do homenageado.

Sobre a honraria

Criada em 1963 pelo então presidente João Goulart, a Ordem de Rio Branco homenageia o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. A honraria é entregue sob chancela do Ministério das Relações Exteriores, com o presidente da República atuando como Grão-Mestre da Ordem.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.