Itamaraty anuncia concurso para diplomata com salário inicial de R$ 22,5 mil
Inscrições para concurso do Itamaraty começam nesta sexta-feira
Por Da Redação.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) publicou, nesta quinta-feira (15), o edital do novo concurso para diplomata. Considerado um dos certames mais difíceis e concorridos do país, o processo seletivo vai escolher 50 candidatos que representarão o Estado brasileiro e seus cidadãos no exterior.
As inscrições começam às 10h desta sexta-feira (16) e seguem até o dia 4 de junho, exclusivamente pelo site do Cebraspe, organizador do concurso. A taxa de participação é de R$ 229. Candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea podem solicitar isenção.
Concurso do Itamaraty
Neste ano, o concurso conta com uma novidade: a convocação adicional de 75 mulheres para a segunda fase, com o objetivo de "corrigir eventuais desigualdades e promover a proporcionalidade entre candidatos de gêneros masculino e feminino". Das 50 vagas oferecidas, dez são reservadas para candidatos negros e três para pessoas com deficiência.
As provas da primeira fase, composta por questões objetivas, estão previstas para o dia 20 de julho, em dois turnos. A segunda fase será realizada nos dias 23, 24, 30 e 31 de agosto, com provas escritas. A seleção ocorrerá em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Entre as atribuições de um diplomata estão representar o Brasil em conferências internacionais, negociar acordos e prestar assistência a brasileiros no exterior.
Quem pode concorrer?
Podem concorrer ao cargo cidadãos brasileiros natos com diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o ministro de carreira Jean Marcel, atualmente no Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, a maioria dos aprovados costuma se preparar por dois a três anos.
Sobre o concurso
O CACD é realizado anualmente pelo Instituto Rio Branco (IRBr), academia diplomática vinculada ao Itamaraty. Neste ano, o certame será organizado em parceria com o Cebraspe.
A primeira fase é composta por uma prova objetiva de 240 questões, com itens de certo ou errado, nas seguintes disciplinas:
-
Língua portuguesa
-
Língua inglesa
-
História do Brasil
-
História mundial
-
Geografia
-
Política internacional
-
Economia
-
Direito
A segunda etapa será composta por provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo:
-
Língua portuguesa
-
Língua inglesa
-
História do Brasil
-
Política internacional
-
Geografia
-
Economia
-
Direito
-
Língua espanhola ou francesa
Cronograma do concurso
-
Inscrições e solicitação de isenção da taxa: 16/5 a 4/6/2025
-
Data-limite para pagamento da taxa de inscrição: 20/6/2025
-
Divulgação dos locais de prova da primeira fase: 7/7/2025
-
Aplicação da prova objetiva (primeira fase): 20/7/2025
-
Resultado final da primeira fase e convocação para a segunda: 13/8/2025
-
Provas escritas (segunda fase): 23, 24, 30 e 31/8/2025
-
Resultado provisório das provas escritas: 23/9/2025
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).