Situação de reféns em São Caetano termina com quatro suspeitos presos
Situação de reféns em São Caetano levou a uma operação integrada da PM que prendeu quatro suspeitos e apreendeu armas e drogas
Por Ananda Costa.
Uma situação de reféns em São Caetano, registrada na tarde de quinta-feira (4), terminou com quatro suspeitos presos após uma operação que envolveu equipes do COPPM, CPME, Rondesp BTS e das 9ª e 16ª CIPMs.

De acordo com a Polícia Militar, durante a ação, um homem manteve duas crianças reféns, mas, após negociação conduzida pelo Bope, elas foram libertadas sem ferimentos e o suspeito se rendeu.
Com o homem, a polícia apreendeu uma pistola calibre 9mm, três carregadores e 57 munições. Em Capelinha de São Caetano, outra pistola 9mm com numeração raspada foi encontrada com um suspeito. Já em Santa Luzia, dois homens foram presos após serem flagrados com drogas.
Os quatro detidos e o material apreendido foram encaminhados para a Polícia Civil.

Violência na Bahia
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
O estudo aponta que, em 2024, foram registrados 6.036 homicídios na Bahia, em números absolutos, o que representa uma taxa de 40,6 casos a cada 100 mil habitantes.
Apesar da posição no ranking, a Bahia apresentou uma redução de 8,4% em relação ao anuário anterior, de 2023, quando a taxa de mortalidade era de 44,4 por 100 mil habitantes.
Além disso, Salvador é a segunda capital brasileira com mais mortes violentas intencionais (MVI) a cada 100 mil habitantes, também segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A capital baiana fica atrás apenas de Macapá, no Amapá.
Menor número de mortes violentas em 13 anos
A Bahia registrou o menor número de mortes violentas no mês de novembro em 13 anos, segundo a Polícia Civil. Ao todo, foram contabilizados 273 casos em 2025, número 28% inferior ao registrado no mesmo período de 2024, quando houve 379 ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) atribui a redução às megaoperações contra facções criminosas, principalmente no bloqueio de recursos financeiros, e ao reforço no patrulhamento ostensivo em diversas regiões do estado.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que o resultado é fruto do trabalho integrado das forças policiais. Ele lembrou que a Bahia já havia registrado reduções de 6% em 2023 e de 8,2% em 2024.
LEIA MAIS: Feira de Santana: PC apreende mais de R$ 2 milhões em produtos falsos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).