Pelo menos seis baianos estão entre presos e mortos, após operação no Rio
Os seis criminosos baianos têm histórico de envolvimento com o Comando Vermelho
Por Dinaldo dos Santos.
Pelo menos seis suspeitos baianos entre presos e mortos, foram alvos de uma operação policial realizada nesta terça-feira (28) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação foi um dos destaques do programa "Fala Dani", da TV Aratu, nesta terça-feira. Entre os baianos alcançados pela polícia, estão criminosos com histórico de envolvimento com o Comando Vermelho (CV).

Um dos identificados é Júlio Souza Silva, natural de Salvador, apontado pelas forças de segurança como integrante da facção. No local onde ele foi encontrado, os policiais apreenderam um fuzil calibre 5.56 com a bandeira da Bahia estampada, além de nove motocicletas.

De acordo com o Bahia Notícias, também morreram os traficantes conhecidos como “Esquilo”, “Mazola” e “DG”, todos oriundos de Feira de Santana. Outro suspeito da cidade, identificado como “Matarindo”, ficou ferido durante o confronto. Já o criminoso apelidado de “FB”, apontado como chefe do Comando Vermelho em Feira, foi baleado, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde.
A circulação de integrantes da facção entre diferentes estados é frequente. Um exemplo disso foi a parceria inédita firmada em junho deste ano entre os serviços de Disque Denúncia da Bahia e do Rio de Janeiro, com o objetivo de localizar e capturar criminosos de alta periculosidade com atuação interestadual.
Até o momento, as autoridades não divulgaram os nomes dos demais baianos mortos ou presos. Em nota, a SSP-BA ressaltou que a integração entre as forças de segurança dos estados é essencial para o combate ao crime organizado.
Rui Costa marca reunião com governador do Rio
Após a megaoperação policial feita no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, marcou uma reunião de emergência com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).
O encontro acontece nesta quarta (29), na capital fluminense e terá ainda a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski. Em nota, a Casa Civil informou que “não houve qualquer consulta ou pedido de apoio, por parte do governo estadual do Rio de Janeiro, para realização da operação”.
LEIA MAIS: Megaoperação no Rio: ao menos 50 corpos são encontrados e expostos na Penha
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).