Hugo é decisivo contra o Cruzeiro; Corinthians assegura vaga na final

Semifinal da Copa do Brasil é decidida nos penâltis: Hugo é decisivo contra o Cruzeiro, e Corinthians assegura vaga na final

Por João Tramm.

O Corinthians garantiu vaga na final da Copa do Brasil 2025 ao eliminar o Cruzeiro na disputa por pênaltis, após vencer por 2 a 1 no tempo normal, em partida disputada na Neo Química Arena. Com atuação decisiva do goleiro alvinegro, Hugo é decisivo contra o Cruzeiro, e Corinthians assegura vaga na final

Agora, o Corinthians aguarda o vencedor do confronto entre Fluminense e Vasco, que se enfrentam no Maracanã, para conhecer seu adversário na decisão.

Nos jogos de ida, Corinthians e Vasco venceram seus jogos por 1x0 e 2x1, respectivamente. O Aratu On fez uma simulação com a IA do Gemini, que afirmou que analisando o cenário "com a frieza que o futebol — que no fundo é um negócio de probabilidades e gestão de pressão exige", a final mais provável é entre Corinthians e Vasco. 

Hugo é decisivo contra o Cruzeiro, e Corinthians assegura vaga na final; Foto: Hugo Souza - Foto: Instagram

Gols da partida

O Cruzeiro saiu na frente aos 39 minutos do primeiro tempo. Arroyo, que havia acabado de entrar, aproveitou cruzamento preciso de Christian pela direita, se antecipou à marcação e cabeceou com firmeza para marcar, igualando o placar agregado e empolgando os torcedores mineiros. Ainda antes do intervalo, Christian e Bidon criaram novas oportunidades, mas pararam em defesas importantes de Hugo Souza e na solidez defensiva do Corinthians.

Na etapa final, o time mineiro manteve a pressão. Logo aos 4 minutos, Arroyo voltou a balançar as redes após receber passe de Kaio Jorge. O gol chegou a ser invalidado por impedimento, mas foi confirmado pelo VAR, colocando o Cruzeiro em vantagem no somatório dos placares.

A resposta do Corinthians veio rapidamente. Aos 9 minutos, Matheus Bidu se aproveitou de uma falha de Cássio e marcou, recolocando o Timão na disputa. Memphis Depay ainda levou perigo em finalizações aos 14 e 17 minutos, principalmente em chutes de média distância, mas não conseguiu vencer o goleiro cruzeirense. Aos 18, Bidu acertou a trave, aumentando a tensão até o fim do tempo regulamentar.

Hugo é decisivo contra o Cruzeiro, e Corinthians assegura vaga na final

Pelo lado do Cruzeiro, Matheus Pereira foi o responsável por iniciar a disputa, convertendo a primeira cobrança. Na sequência, Wanderson, William e Lucas Silva também balançaram as redes. Na última batida da equipe mineira, Gabigol teve a oportunidade de decidir a série, mas acabou desperdiçando ao parar em defesa de Hugo Souza. Já na fase alternada, Walace novamente não conseguiu superar o goleiro corintiano.

Já pelo Corinthians, Yuri Alberto foi o primeiro a cobrar e acabou tendo sua finalização defendida por Cássio. Em seguida, Memphis, Garro e Vitinho converteram suas cobranças com precisão. Na batida decisiva, Gustavo Henrique manteve a calma e deslocou o goleiro adversário. Coube a Bidon a última cobrança: o jogador bateu com segurança, garantiu a classificação e levou a torcida da Neo Química Arena ao delírio.

Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro

A partir de 2026, a Copa do Brasil vai dar duas vagas para a Copa Libertadores, de acordo com decisão da CBF durante o Conselho Técnico da CBF, realizado no Rio de Janeiro. Dessa forma, haverá impacto direto no Campeonato Brasileiro da Série A.

No formato atual, o Brasileirão oferta seis clubes à principal competição continental, sendo quatro para a Fase de Grupos, e dois para a fase pré, etapa que o Bahia se classificou após o campeonato deste ano. Atualmente, a Copa do Brasil dá apenas ao campeão o direito de ingressar na fase de grupos da Libertadores.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.