Com Mansur de pré-candidato ao governo, PSOL oficializa nomes para 2026
Meire Reis na vice e Delliane concorre ao Senado: Com Mansur de pré-candidato ao governo, PSOL oficializa nomes para 2026
Por João Tramm.
O PSOL da Bahia realizou, neste sábado (13), um ato político em Salvador para anunciar seus nomes para a disputa eleitoral de 2026. Com Mansur de pré-candidato ao governo, PSOL oficializa nomes para 2026, em um evento que marcou o início do posicionamento público do partido para o próximo pleito estadual.
A atividade ocorreu na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e confirmou o presidente estadual da legenda, Ronaldo Mansur, como pré-candidato ao Governo da Bahia.

Com Mansur de pré-candidato ao governo, PSOL oficializa nomes para 2026
A composição anunciada inclui ainda a professora e historiadora Meire Reis, indicada como pré-candidata a vice-governadora, e Delliana Ribeiro da Silva, lançada como pré-candidata ao Senado. Para as suplências ao Senado, foram apresentados Nilo Rosa e Jeovane Marúsia Fernandes.
Segundo Ronaldo Mansur, o lançamento simboliza o começo da formulação de uma proposta de governo construída de forma coletiva, com participação de movimentos sociais e diálogo com trabalhadores. Entre os temas apontados como centrais estão a criação de empregos, a segurança pública e o acesso aos serviços de saúde no estado.
Natural de Alagoinhas, Mansur é técnico em meio ambiente, ativista do movimento por moradia e um dos fundadores do PSOL, partido que completa 20 anos em 2025. Esta será a quarta vez que ele participa de uma disputa eleitoral. O dirigente já concorreu aos cargos de vice-governador em 2014 e 2022 e de deputado federal em 2018. Atualmente, também ocupa a presidência da Federação PSOL-Rede Sustentabilidade na Bahia.
A pré-candidata a vice-governadora, Meire Reis, atua como professora e historiadora e é coordenadora nacional da Mocambo – Organização Nacional Antirracista. Já Delliana Ribeiro da Silva é professora e fundadora do Movimento Popular (R)existir, com atuação voltada à mobilização comunitária e à defesa de direitos sociais.

Fator Kleber Rosa
A chapa lançada ao governo do estado em 2022 contou com Kléber Rosa como cabeça e Ronaldo Mansur enquanto vice.
Já em 2026, o nome de Mansur já tinha sido anunciado anteriormente como cabeça, apenas o restante da composição da chapa majoritária que ainda não estava lançada. Em setembro, no ato que marcou a formalização de Mansur ao governo, Kléber Rosa, segundo colocado nas eleições de 2024 para prefeitura de Salvador, se lançou como pré-candidato à deputado estadual pela legenda. Rosa já tinha anunciado que tinha desistido de concorrer novamente ao governo da Bahia em 2026.
Apesar da prioridade atual não ser o governo do estado, Rosa já afirmou ao Linha de Frente, da Antena1, que sonha em ser governador do estado. Apesar disso, o partido hoje entende que precisa combater com urgência a crescente da extrema-direita no país e que isso passa pelo legislativo.
Nos últimos dias, Kléber Rosa está imerso em uma polêmica: acusado de ameaçar o vereador Cláudio Tinoco (União). Ao Aratu On, o edil reagiu: 'Estou estarrecido com tom de ameaça', diz Tinoco após fala de Kléber Rosa.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).