'Estou estarrecido com tom de ameaça', diz Tinoco após fala de Kléber Rosa

Ex-candidato à prefeitura de Salvador pelo PSOL sai em defesa de Eliete Paraguaçu na Câmara, mas fala gera reação: 'Estou estarrecido com tom de ameaça', diz Tinoco após fala de Kléber Rosa

Por João Tramm.

O ex-candidato à Prefeitura de Salvador pelo PSOL, Kleber Rosa, fez duras advertências ao vereador Cláudio Tinoco (União) durante um vídeo publicado em defesa de Eliete Paraguassu (PSOL). Ao Aratu On, o representante do União Brasil reagiu: 'Estou estarrecido com tom de ameaça', diz Tinoco após fala de Kléber Rosa.

No vídeo, Kleber Rosa responde às polêmicas recentes envolvendo Tinoco e Eliete, que o acusa de racismo desde maio de 2025, quando a denúncia foi apresentada em sessão plenária. A representação foi arquivada pelo Conselho de Ética em setembro, após Tinoco negar veementemente as acusações e classificá-las como infundadas.

Tinoco (2)

'Estou estarrecido com tom de ameaça', diz Tinoco após fala de Kléber Rosa 

Em sua fala, Kleber reforça o apoio à vereadora e adota tom de alerta: “Pisa ligeiro, quem não pode com a formiga, não açaia o formigueiro. Não mexa com o nosso povo, não mexa com a nossa luta (…), porque você não vai gostar das consequências do que você está fazendo”. Ele ainda acrescenta que “não pense que mexer com a Eliete, você esteja mexendo só com a Eliete”.

As reações de Tinoco vieram justamente após essa sequência de falas. Segundo ele, o teor do vídeo ultrapassa o campo político. Para o vereador, o episódio demonstra uma tentativa de intimidação por parte do ex-candidato do PSOL.

Estou estarrecido com esse tom de ameaça. Mas não estou surpreso, muito menos intimidado”, afirmou Tinoco ao Aratu On, após assistir ao vídeo de Kleber — no qual o dirigente do PSOL sugere que o vereador “não vai gostar das consequências” caso continue com ações direcionadas à colega de partido.

Conflito na Câmara

A disputa entre Tinoco e Eliete se intensificou ao longo do ano. Em especial após o arquivamento da denúncia de racismo contra Tinoco, a fala discriminatória teria ocorrida, segundo Eliete, no dia em que a Casa foi invadida durante votação do reajuste dos servidores.

Tinoco, então, ingressou com uma queixa-crime contra a parlamentar por denunciação caluniosa. Em novembro, o Conselho de Ética decidiu instaurar um processo ético-disciplinar para apurar a conduta de Eliete.

O clima político esquentou ainda mais quando Tinoco apresentou uma nova representação contra a vereadora, acusando-a de atacar a imagem da Câmara em um vídeo nas redes sociais, no qual ela afirmava que a Casa estaria reforçando práticas racistas. Eliete, por outro lado, sustenta que é alvo de “perseguição política” por levantar debates antirracistas e denunciar desigualdades estruturais dentro da instituição.

A expectativa é que o processo ético-disciplinar tenha novos desdobramentos nas próximas semanas, mantendo as atenções voltadas para um dos conflitos mais tensos da atual legislatura.

Enquanto isso, Kleber Rosa defende a atuação da vereadora e critica o que classifica como tentativas de silenciamento. Ele afirma que o enfrentamento a práticas discriminatórias não deve ser tratado como ataque político e acusa Tinoco de agir para descredibilizar o mandato de Eliete.

Antes disso, Eliete também já esteve em rota de coalisão com o edil Sandro Filho. Sem citar nomes, mas referindo-se ao “mandato das águas”, o vereador sugeriu que a postura da colega seria contraditória. “Pasmem, acreditem se quiser, parece que a obra pertence a uma vereadora aqui da Câmara que diz defender o meio ambiente”, afirmou Sandro.

Vereadora Eliete Paraguaçu/ Foto: Antonio Queiros/ CMS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.