Comissão de Ética da Câmara rejeita denúncia contra Claudio Tinoco

Falta de provas sobre alegações de violência política basearam a rejeita da denúncia do Conselho de Ética no embate entre Cláudio Tinoco e Eliete

Por João Tramm.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Salvador decidiu, nesta quarta-feira (3), encerrar por inadmissibilidade a denúncia movida contra o vereador Claudio Tinoco (União Brasil). A decisão ocorreu após os integrantes avaliarem que não havia indícios suficientes para comprovar as acusações de violência política de gênero e raça envolvendo a vereadora Eliete Paraguassu (PSOL).

A apuração foi iniciada a partir de uma Notícia de Fato protocolada por Alê Okan Conceição Nascimento na 1ª Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Já o episódio teria ocorrido durante os embates ocorridos na invasão da Câmara de Salvador, no dia 22 de maio.

Comissão de Ética da Câmara rejeita denúncia contra Claudio Tinoco

O órgão encaminhou o caso para análise do Conselho de Ética, mas não houve representação formal dentro do Legislativo municipal. No encontro, os parlamentares acompanharam o parecer do presidente do colegiado, vereador Alexandre Aleluia (PL), que ressaltou a ausência de elementos capazes de sustentar a abertura de processo disciplinar.

A Comissão de Ética ainda analisa outro caso relacionado com a invasão da Câmara de Salavdor, o vereador Hamilton (PSOL) apresentou sua defesa na última segunda-feira (1º). Agora, segundo informou Alexandre Aleluia (PL), não há prazo regimental para a Corregedoria se manifestar sobre a defesa.

Defesa de Tinoco

Na sua defesa, Tinoco apresentou um documento de 76 páginas, que incluiu manifestações de 30 vereadores presentes na sessão em que supostamente teria ocorrido o ato discriminatório. Todos negaram ter presenciado falas de cunho racista, misógino ou ofensivo. O parlamentar também citou que a ata da sessão, lida e aprovada pela própria vereadora denunciante, não continha registro de qualquer declaração ofensiva.

“Desde o início afirmei que a denúncia era infundada e apresentei uma defesa consistente, com testemunhos que comprovam isso. Recebo a decisão da Comissão com serenidade e sigo concentrado no trabalho que a população de Salvador espera de mim”, afirmou Tinoco.

Acusações na Câmara

Os vereadores Sandro Filho e Eleite Paraguassu trocaram farpas nas últimas sessões plenárias da Câmara de Salvador. O embate começou ao Sandro Filho usar a tribuna para relatar uma denúncia feita por moradores de Porto dos Cavalos. Segundo ele, uma construção na localidade pode estar desrespeitando normas ambientais e seria ligada a uma parlamentar da Casa.

Foto: Antonio Queiros/CMS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.