Segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgado neste sábado (1º), 64% dos fluminenses aprovam megaoperação policial; 27% são contrários. A ação, que tinha como alvo o Comando Vermelho, deixou 121 mortos — entre eles, quatro policiais — configurando como a investida policial mais letal da histório do Rio de Janeiro.
Outros 6% afirmaram não aprovar nem desaprovar, enquanto 3% não souberam ou preferiram não responder. A contagem oficial de mortos foi atualizada apenas depois que moradores das comunidades afetadas recolheram e alinharam os corpos nas ruas.

64% dos fluminenses aprovam megaoperação policial; 27% são contrários
Ainda de acordo com o estudo, 58% dos fluminenses classificaram a operação como um sucesso, enquanto 32% a consideraram um fracasso. O posicionamento sobre o tema também varia conforme a orientação política: entre os que se identificam como “lulistas” e “esquerda não lulista”, a maioria desaprova a ação (59% e 70%, respectivamente).
Já entre “bolsonaristas” e integrantes da “direita não bolsonarista”, a aprovação é ampla, alcançando 93% e 92%. Entre os que se definem como “independentes”, o apoio também prevalece — 61% aprovam, enquanto 24% desaprovam a operação policial.
A pesquisa foi realizada de forma presencial e domiciliar com 1,5 mil moradores do estado entre os dias 30 e 31 de outubro. O levantamento apresenta margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
80% dos favelados aprovaram a operação
Uma pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (31), revela que mais de 80% dos favelados do Brasil apoiam a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. Segundo o estudo da AtlasIntel, 62,2% da população do Rio de Janeiro aprovam a megaoperação — entre favelados esse número sobe para 87,6%. No restante do país, 55,2% dos brasileiros são favoráveis à ação da polícia. Entre aqueles que vivem nas favelas, a porcentagem é de 80,9%.
A pesquisa revela ainda que 81,4% dos cariocas sentem medo em sair de casa por conta da violência, em todo o Brasil esse número é de 43,1% — com destaque para a região Sul, onde somente 7,1% dos habitantes compartilham desse temor. No dia da megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, na última terça-feira (28), quase 80% das pessoas sentiram medo devido à violência na cidade.
Ao menos 17 baianos entre presos e mortos
Ao menos 17 suspeitos baianos entre presos e mortos, foram alvos de uma operação policial realizada nesta terça-feira (28) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Entre esses detidos estão criminosos com histórico de envolvimento com o Comando Vermelho (CV).
Um dos identificados é Júlio Souza Silva, natural de Salvador, apontado pelas forças de segurança como integrante da facção. No local onde ele foi encontrado, os policiais apreenderam um fuzil calibre 5.56 com a bandeira da Bahia estampada, além de nove motocicletas.
