MP denuncia sobrinhos por abandono de idosa com esquizofrenia em Salvador
Sobrinhos investigados por abandono de idosa eram os únicos parentes próximos da vítima
Por Da Redação.
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) denunciou três sobrinhos por abandono e maus-tratos contra uma idosa de 79 anos, diagnosticada com esquizofrenia. O caso aconteceu em Salvador, e, segundo a denúncia, os acusados eram os únicos parentes próximos da vítima. A denúncia foi divulgada nesta terça-feira (15). A ação tramita na 12ª Vara Criminal de Salvador.
+ Idosas são sequestradas de abrigo em Salvador por ex-diretora
Segundo promotora de Justiça Ana Rita Nascimento, a idosa, viúva e sem filhos, foi submetida a condições desumanas. A denúncia cita um episódio ocorrido em 2024, quando a idosa caiu ao tentar trocar sozinha uma lâmpada em casa.
Ela sofreu uma fratura grave e ficou cerca de 24 horas caída no chão, sem qualquer socorro por parte dos familiares. Foi resgatada por um psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que fazia visitas periódicas.
Durante as investigações, o Ministério Público também constatou que a idosa vivia em um ambiente insalubre, com mais de 70 gatos acumulados no apartamento. A situação representava risco elevado de proliferação de zoonoses, além de graves consequências para a saúde física e mental da idosa. A condição foi comprovada em relatórios técnicos emitidos pelo Centro de Controle de Zoonoses e pelo Caps.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).