Plataforma 'Gasto Brasil' é lançada em Salvador; saiba detalhes
Plataforma 'Gasto Brasil' é lançada em Salvador com foco na eficiência do gasto público
Por Juana Castro.
A sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), no bairro do Comércio, em Salvador, foi palco, na tarde desta terça-feira (15), do lançamento da plataforma “Gasto Brasil”, que promete ampliar a transparência sobre a aplicação de recursos públicos no país. O evento também marcou a celebração do Dia do Associativismo e o lançamento de um painel de LED com dados em tempo real tanto do “impostômetro” quanto do próprio Gasto Brasil.
A iniciativa é liderada por Paulo Cavalcanti, presidente da ACB, que destacou o diferencial da nova ferramenta em relação a outras já existentes. Segundo ele, enquanto o impostômetro mostra quanto o governo arrecada em impostos, o Gasto Brasil revela quanto é gasto e de que forma. “Esse é o grande diferencial hoje. O Gasto Brasil vai trazer a novidade, a nova perna, a evolução. Não é só quanto a gente gasta em nosso país, mas a gente pode saber quanto custa um cidadão brasileiro para cada município”, afirmou.
Cavalcanti enfatizou ainda que a plataforma pretende fomentar uma cultura de participação cidadã e cobrança por mais eficiência nos serviços públicos. “Vamos atrás da transparência e, principalmente, da eficiência. É assim que se constrói democracia participativa. Vamos criar nossos observatórios de eficiência. É assim que a gente vai transformar nosso país”, disse.
Durante o evento, também foi lembrado o projeto de lei que propõe a criação do Dia Nacional do Associativismo. Segundo Cavalcanti, o deputado federal Joaquim Passarinho já protocolou o Projeto de Lei nº 3245/2025 com essa finalidade, enquanto o deputado estadual baiano Eduardo Salles apresentou proposta semelhante para instituir a data no calendário da Bahia. “Isso está totalmente em linha com o fortalecimento da sociedade civil organizada”, destacou.
A cerimônia contou com a presença de Cláudio Queiroz, coordenador nacional da plataforma, que explicou o funcionamento da ferramenta disponível no site gastobrasil.com.br. De acordo com ele, o Gasto Brasil surgiu a partir da comemoração dos 20 anos do impostômetro e busca simplificar a visualização das despesas públicas. “O governo divulga os gastos, mas não em tempo real. O que fizemos foi transformar em uma forma de visualizar mais simples. Hoje estamos gastando cerca de R$ 2,8 trilhões”, afirmou.
Queiroz detalhou que a plataforma é dividida por níveis de governo – federal, estadual e municipal – e classifica os gastos em 11 categorias, organizadas em quatro grupos principais. “Uma categoria – que é previdência e despesas com pessoal – ocupa 60%”, acrescentou.
Além de Paulo Cavalcanti e Cláudio Queiroz, participaram da mesa do evento Clóvis Cedraz, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (Faceb); Wilson Andrade, presidente do Conselho Superior da ACB; e Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
O evento também marcou simbolicamente a transição da presidência da ACB. A empresária Isabela Suarez assume oficialmente o cargo no próprio dia 15 de julho, tornando-se a segunda mulher a ocupar a presidência da entidade em mais de 200 anos de história. Eleita para o biênio 2025-2027, ela sucede Paulo Cavalcanti e terá sua posse comemorativa realizada em solenidade marcada para o próximo dia 28, no Salão Nobre da ACB.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).