Vacina da gripe: é seguro se vacinar gripado? Veja o que diz especialista
Infectologista Robson Reis tira dúvidas durante campanha da vacina da gripe
Foi aberta a campanha da vacina da gripe (Influenza), e coincidindo com a transição do verão para o outono — período em que as temperaturas começam a cair, os resfriados se tornam mais frequentes. Nesse contexto, uma dúvida comum surge durante a campanha de vacinação: "Posso me vacinar mesmo gripado?"
Para responder à pergunta, o infectologista Robson Reis explica que é importante identificar se os sintomas apresentados são de resfriado ou gripe.
Segundo o Ministério da Saúde, as duas doenças não são a mesma coisa. A gripe é uma infecção respiratória aguda, causada pelo vírus Influenza, e pode ser grave. Os principais sintomas incluem:
+ Vacina da gripe deixa gripado? Saiba o que é verdade e o que é mentira
- Febre alta
- Dor de garganta
- Tosse
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Fraqueza
- Mal-estar
Já o resfriado, apesar de apresentar sintomas semelhantes, costuma ser mais leve e de curta duração. Ele é causado por outros vírus respiratórios e geralmente provoca apenas coriza, dor de garganta leve e, às vezes, febre baixa.
Quando adiar a vacinação?
Em relação à vacinação, o infectologista recomenda que, mesmo em casos de resfriado leve, o ideal é aguardar a recuperação antes de se vacinar. Isso porque o imunizante pode provocar reações adversas, que podem ser confundidas com os sintomas já existentes.
"O ideal é que ele saia desse quadro agudo para que ele possa vacinar. Primeiro, por conta de que toda vacina faz reações adversas, e ele não vai saber se essa reação é por conta do imunizante da vacina ou por conta do quadro infeccioso", esclarece.
Reis também destaca que vacinar-se durante um quadro infeccioso pode comprometer a eficácia da resposta imunológica."Seu organismo já está combatendo a infecção e, ao mesmo tempo, terá que estimular a produção de anticorpos para aquela vacina que você está tomando", explica.
Ele finaliza reforçando que não é recomendado se vacinar contra a Influenza estando doente: "Não é ideal. Na verdade, é contraindicado o paciente estar gripado, resfriado e tomar a vacina."
Campanha de vacinação na Bahia
A vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade na Bahia. A medida, anunciada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e ampliar a proteção contra complicações e formas graves da doença.
A partir de agora, todos os municípios baianos estão autorizados a vacinar pessoas fora dos grupos prioritários. No entanto, o início da ampliação depende da decisão de cada secretaria municipal de saúde, com base na disponibilidade de vacinas em estoque.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir desta quinta-feira, a vacina estará disponível em mais de 150 postos de saúde em toda a cidade. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento oficial com foto e, se possível, o cartão do SUS.
Leia Mais: Gripe aviária: qual é o risco de transmissão em humanos? Veja resposta
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).