Salvador inicia Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

A campanha de multivacinação para crianças e adolescentes vai até 31 de outubro e tem como foco a atualização da caderneta vacinal

Por Ananda Costa.

A campanha de multivacinação para crianças e adolescentes foi iniciada nesta segunda-feira (6) pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação segue até o dia 31 de outubro, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes na capital baiana.

  Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa em Salvador. Foto: Ascom SMS

Ao todo, 160 salas de vacina da rede municipal estarão disponíveis, com intensificação da oferta de doses. Equipes de saúde também realizarão ações em escolas públicas e privadas para ampliar o acesso às vacinas.

A iniciativa tem como público-alvo crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, além de jovens entre 15 e 19 anos que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal contra o HPV, que tem dia de conscientização para riscos, manifestações e tratamento no dia 4 de março. 

Também haverá aplicação seletiva de vacinas contra febre amarela, e sarampo, que o Brasil liderou o número de casos e mortes no início de 2025, de acordo com o calendário nacional e a situação vacinal dos usuários.

Segundo a Secretaria, a campanha busca resgatar pessoas não vacinadas, completar esquemas em aberto e ampliar a cobertura contra doenças imunopreveníveis.

Vacinação na Bahia

Foto: Betto JR./PMS

A vacinação na Bahia apresentou avanços significativos no primeiro semestre de 2025, especialmente entre crianças e adolescentes. De acordo com balanço do Ministério da Saúde, mais de 49,9 mil doses foram aplicadas em 82,4% dos municípios baianos, com destaque para a atuação do Programa Saúde na Escola (PSE).

O estado segue o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O cronograma contempla vacinas obrigatórias e recomendadas para todas as faixas etárias, além de públicos específicos, como gestantes e imunocomprometidos.

Abaixo, estão listadas as principais vacinas de acordo com a faixa etária:

Crianças de 0 a 5 anos

Incluem vacinas como BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite (VIP e VOP), Pneumocócica 10-valente, Rotavírus, Meningocócica C, Influenza, Covid-19 (esquema de duas doses a partir dos 6 meses), Tríplice Viral, Tetra Viral, Hepatite A, Varicela e Febre Amarela.

Crianças e adolescentes de 6 a 19 anos

Nesta fase, são recomendadas vacinas como HPV, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, Hepatite B, Difteria e Tétano (dT), além de reforços da Poliomielite e DTP.

Adultos (20 a 59 anos)

Adultos devem manter em dia as vacinas contra Hepatite B, Difteria e Tétano (dT), Tríplice Viral e Febre Amarela. O reforço da dT deve ser feito a cada 10 anos ou a cada 5 em caso de ferimentos graves.

Idosos (60 anos ou mais)

A vacinação para idosos inclui Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, e outras, conforme histórico vacinal e recomendação médica. Profissionais da saúde acima dos 60 anos também devem receber a dTpa.

Gestantes

Durante o pré-natal, gestantes devem iniciar ou completar o esquema vacinal contra Hepatite B e Difteria e Tétano. A partir da 20ª semana, é recomendada uma dose da dTpa para proteção do recém-nascido

LEIA MAIS: 'Fico agoniada', diz Lore Improta sobre quadro de saúde da filha

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.