Quase 94% dos leitos de UTI do Rio de Janeiro já estão ocupados, dizem Defensoria e MP
Quase 94% dos leitos de UTI do Rio de Janeiro já estão ocupados, dizem Defensoria e MP
A situação dos hospitais do Rio de Janeiro parece ter chegado a um ponto crítico: de acordo com a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público (MP), 93,7% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) já foram utilizdos. Um levantamento feito pelos órgãos sinaliza que a rede de saúde "beira o colapso".
Juntos, Defensoria e MP ajuizaram uma ação civil coletiva na sexta-feira (17/4) para cobrar que haja providências antes que a pandemia do novo coronavírus atinja o estado com maior força. Na última atualização do Ministério da Saúde, o estado tinha contabilizado 341 mortes e 4.349 casos confirmados da doença.
LEIA MAIS: Ceará tem 100% dos leitos de UTI ocupados e mais de 40 pacientes com coronavírus na fila de espera
LEIA MAIS: Pernambuco registra 88% dos leitos de UTI ocupados e governo procura apoio federal para isolamento
Segundo o UOL, a Secretaria de Estado de Saúde contestou as informações. Para a pasta, o percentual de ocupação em leitos de UTI é de 74%, e o índice em leitos de enfermaria é de 60%. Há 10 dias, o governo havia dito que as taxas eram de 65% e 41%, respectivamente.
Há a previsão de que os hospitais de campanha do Rio de Janeiro sejam entregues no final deste mês e somem quase 2 mil leitos à disposição dos pacientes. A ação coletiva da Defensoria e do MP pedem o desbloqueio de 155 dos 287 leitos que, de acordo com os requerentes, estão parados na condição de reserva de contingência dos governos estadual e municipal. "Já deveriam estar em funcionamento", diz a ação.
Os Estados do Ceará, Pernambuco, São Paulo e a cidade de Manaus, no Amazonas, também apresentam falta iminente no número de leitos.
LEIA MAIS: Coronavírus: estudo diz que faltarão leitos de UTI no SUS de maio a julho na Bahia; entenda
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.