Pesquisadores alertam que crianças podem ter sintomas diferentes da Covid-19; conheça os sinais
Pesquisadores alertam que crianças podem ter sintomas diferentes da Covid-19; conheça os sinais
Desde o início da pandemia de Covid-19, o número de crianças afetadas pelo novo coronavírus aparenta ser menor que o de adultos e idosos. Porém, estudos recentes divulgados pela revista Galileu nesta sexta-feira (15/2) mostram que os pais devem estar atentos não apenas à tosse, febre e falta de ar, mas também a outros sintomas, como infecções sanguíneas e dores abdominais.
Uma pesquisa feita por médicos da Universidade de Huazhong, na China, publicada no Frontiers in Pediatrics, apontam que algumas crianças apresentam sintomas gastrointestinais antes de tosse, por exemplo. "É fácil perder seu diagnóstico no estágio inicial, quando uma criança apresenta sintomas não respiratórios ou sofre de outra doença" disse Wenbin Li, que participou da pesquisa, em comunicado.
De acordo com o especialista, muitas das crianças avaliadas apresentaram sintomas como diarreia e enjoo. Tendo isso em vista, Li recomenda aos profissionais de saúde e aos responsáveis "ficarem de olho" nessas questões, principalmente quando associadas à febre ou histórico de exposição ao novo coronavírus. "Relatamos cinco casos de Covid-19 em crianças que não apresentaram sintomas respiratórios no início da infecção", observou Li.
INFLAMAÇÕES
"Normalmente, a doença ocorre em crianças menores de cinco anos e pode levar a aneurismas das artérias coronárias e, se não forem tratados, a danos permanentes ao coração". explicou Jeremy Rossman, professor da Universidade de Kent, no Reino Unido, em texto publicado no The Conversation. "A síndrome parece ser semelhante à Síndrome de Kawasaki, que envolve inflamação dos vasos sanguíneos", afirmou ele, adicionando que os sintomas parecem incluir dor abdominal intensa e doenças gastrointestinais, além de febre e erupções cutâneas.
Apesar de poucas crianças terem sido estudadas, os pesquisadores acreditam que essa descoberta pode ajudar no diagnóstico e no tratamento de pacientes ao redor do mundo. "Embora essa complicação permaneça muito rara, nosso estudo fornece mais evidências de como o vírus pode estar afetando crianças", disse Lucio Verdoni, um dos autores do estudo.
Além disso, em outra pesquisa, publicada no American Journal of Roentgenology, pesquisadores norte-americanos revelaram os potenciais danos da doença aos pulmões das crianças e adolescentes. Os cientistas avaliaram 20 pacientes pediátricos que testaram positivo e todos os examinados apresentaram lesões nos pulmões.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.