França descobre paciente que teve coronavírus em dezembro e não tinha viajado à China
França descobre paciente que teve coronavírus em dezembro e não tinha viajado à China
Um homem foi infectado com Covid-19 na França em 27 de dezembro - quase um mês antes de o país confirmar seus primeiros casos. A descoberta foi feita após um estudo nos pacientes que tiveram crise forte de gripe no final do ano passado e o resultado foi divulgado nesta terça-feira (5/5).
De acordo com a agência Reuters, ele tem 42 anos, nascido na Argélia, mas mora na França há muitos anos, atuando como peixeiro. Sua última viagem ao país natal havia sido em agosto de 2019, muito antes do surgimento da pandemia, o que sugere uma contaminação local.
Os pesquisadores disseram que a ausência de um vínculo com a China e a falta de viagens recentes "sugerem que a doença já estava se espalhando entre a população francesa no final de dezembro de 2019". A França, onde quase 25 mil pessoas morreram de Covid-19, confirmou seus três primeiros casos em 24 de janeiro.
LEIA MAIS: Bahia confirma 241 novos casos de coronavírus nas últimas horas, diz novo boletim da Sesab
A doença tinha sido relatada pela primeira vez pelas autoridades chinesas em 31 de dezembro à Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS disse que os dados novos "não são surpreendentes" e que "é possível que haja mais casos iniciais".
Os pesquisadores franceses testaram amostras de 24 pacientes tratados em dezembro e em janeiro que tiveram resultado negativo para gripe, antes que a Covid-19 se transformasse em pandemia.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.