Cientistas brasileiros provam que coronavírus sofreu mutação no país e reforçam importância do isolamento social
Cientistas brasileiros provam que coronavírus sofreu mutação no país e reforçam importância do isolamento social
Um grupo de cientistas sequenciou o genoma do coronavírus em pacientes de cinco regiões do país e chegou à conclusão de que o vírus que temos por aqui, sofreu mutações desde que chegou. Isso significa, na prática, que pode estar no Brasil há mais tempo e reforça a ideia de transmissão comunitária, quando não é possível identificar a origem do vírus, situação que já foi admitida pelo Ministério da Saúde em todo país.
Além disso, os pesquisadores descobriram que o vírus veio principalmente da Europa e identificaram um agrupamento que mostra a transmissão comunitária no país. “Por isso, o isolamento social é uma medida muito importante”, reforçou a pesquisadora Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), de Petrópolis, em entrevista à uma rede de TV.
A pesquisadaora diz, ainda, que há entre eles um “cluster”, um agregado de marcas no genoma que indicam que o vírus original sofreu alterações depois de chegar no Brasil. Segundo ela, isso só acontece quando o causador da doença, ou seja, o coronavírus, está há um tempo e na quantidade suficiente para que as alterações possam ocorrer e serem tão visíveis.
O trabalho dos cientistas é, principalmente, procurar e identificar possíveis mutações que podem ter relação à gravidade e à facilidade de transmissão. Para isso, eles examinaram 19 pacientes – de hospitais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo – e, desse número, apenas dois deles tinham vírus de origem asiática. Os restantes, eram todos vindos da Europa.
A iniciativa teve a parceria de pesquisadores do grupo de Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (CADDE/USP), e da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles são do mesmo grupo que sequenciou, também em tempo recorde, o genoma do vírus que infectou o primeiro paciente no Brasil.
LEIA MAIS: Superior Tribunal de Justiça concede regime domiciliar a todos os presos por pensão alimentícia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.