Ceará tem 100% dos leitos de UTI ocupados e mais de 40 pacientes com coronavírus na fila de espera
Ceará tem 100% dos leitos de UTI ocupados e mais de 40 pacientes com coronavírus na fila de espera
Pelo menos 40 pessoas estão aguardando por um leito de Unidade de Tratamento Intenso (UTI) no Ceará por conta do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), todos os 180 novos leitos do SUS foram ocupados até essa quinta-feira (16/4).
A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, explicou que o Estado ainda não recebeu todos os respiradores comprados para abrir os novos leitos prometidos.
LEIA MAIS: Coronavírus: estudo diz que faltarão leitos de UTI no SUS de maio a julho na Bahia; entenda
LEIA MAIS: Pacientes com Covid-19 já ocupam 80% de leitos em hospitais públicos de São Paulo
Segundo o jornal O Povo, na quarta-feira (15/4), a pasta havia informado que a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados para Covid-19 no Ceará chegava a apenas 31%. "Os números (de casos) podem estar crescendo mais devagar, mas a pressão assistencial já é grande pelo fato de não conseguir abrir os leitos. Está no limite", informou a secretária.
O Ceará tem 2.386 casos confirmados do novo coronavírus e 124 mortes - taxa de letalidade é de 5,2%, conforme atualização às 9h50min de hoje. As projeções indica mais de 250 óbitos por dia no Ceará a partir de 5 de maio. Os Estados de Pernambuco, São Paulo e a cidade de Manaus, no Amazonas, também apresentam falta iminente no número de leitos.
LEIA MAIS: Pernambuco registra 88% dos leitos de UTI ocupados e governo procura apoio federal para isolamento
LEIA MAIS: Prefeito de Manaus diz que "Bolsonaro é o principal aliado do vírus" e que "SUS colapsou"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.