AO VIVO Últimas Notícias
23/08/2022 18h25 | Atualizado em 24/08/2022 15h37

Bahia tem 40 casos confirmados de varíola dos macacos; 31 registros são de Salvador

A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

Bahia tem 40 casos confirmados de varíola dos macacos; 31 registros são de Salvador Foto: NIAID/fotos públicas
Da Redação

Mais um caso de varíola dos macacos (Monkeypox), de uma pessoa que reside em Salvador, foi confirmado nesta terça-feira (23/8). Com isso, a Bahia totaliza 40 casos da doença, sendo 31 na capital, dois em Santo Antônio de Jesus; e um em cada uma das seguintes cidades: Cairu, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Mutuípe e Xique-Xique.

Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 98 casos suspeitos aguardando diagnóstico laboratorial.

SOBRE A DOENÇA

A varíola dos macacos é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Fonte: Da redação