Contrato para entrega de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V é suspenso, informa Rui; entenda
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), informou que o contrato para entrega de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, para estados do Nordeste, foi suspenso nesta quinta-feira (5/8), em reunião com Fundo Soberano Russo. "Infelizmente, por conta de entraves, tanto da Anvisa como Ministério da Saúde", escreveu no Twitter.
"É absurdo e lamentável que os entraves da Anvisa tenham impedido o acesso de milhões de pessoas às vacinas, que já poderíamos estar aplicando desde abril. Com elas, muitas vidas teriam sido poupadas", completou Rui.
VEJA MAIS
TERMO
No dia 8 de julho, os nove governadores da região Nordeste assinaram, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o termo de compromisso que viabiliza a importação da vacina russa Sputnik V.
Os termos fazem parte das exigências definidas pela Anvisa, que incluem o monitoramento, pelos estados, da população imunizada com a vacina russa. Além disso, a agência deve ser notificada em caso de algum evento adverso.
Assinaram os termos os estados que importaram lotes do imunizante: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. Além desta obrigação, outros condicionantes foram determinados pela Anvisa para o uso da Sputnik V.
Entre eles estão a submissão de documentos e insumos ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz para análise das amostras; submissão à agência de medidas de mitigação de risco pela ausência de validação de uma das fases no exame do pedido de importação e envio à Anvisa do relatório final de produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).
Segundo a Anvisa, a análise pelo instituto da Fiocruz é condição sem a qual as vacinas não poderão ser aplicadas na população. A partir do momento que tiver início a aplicação, deverá haver um acompanhamento pelas autoridades de saúde dos estados com estudos de efetividade.
LEIA MAIS: Bahia e demais estados do Nordeste assinam termo com Anvisa para a importação da Sputnik V
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.