Entenda polêmica envolvendo nova turnê de Ivete Sangalo e banda carioca
Grupo Clareou alega que Ivete Sangalo usou, sem autorização, a marca da banda na turnê "Ivete Clareou"
Por Ananda Costa.
A banda carioca intitulada Grupo Clareou publicou, nas redes sociais, uma nota de repúdio à nova turnê de Ivete Sangalo, intitulada “Ivete Clareou”. No comunicado, o grupo afirma que a equipe da cantora utilizou sua marca de forma indevida, sem autorização.
+ Fã sobe no palco e dá cheiro no cangote de Ivete Sangalo; vídeo
+ Ivete Sangalo revive momentos no samba e aquece rumores de novo projeto
Segundo a nota, a banda esclarece que não possui nenhum vínculo com a turnê e que o termo “Clareou” é de uso exclusivo do grupo, uma vez que foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
“O Grupo Clareou expressa seu profundo desconforto e repúdio ao uso indevido de sua marca, bem como ao desrespeito à sua trajetória e ao projeto musical 'Do Nada Clareou', também com registro ativo no INPI. Tal conduta caracteriza, além de concorrência desleal, um gesto de desprezo pela história do grupo, que conquistou seu espaço de forma legítima e sólida no cenário nacional do samba”, diz o comunicado.
Nota da equipe de Ivete Sangalo
Em resposta, a empresa responsável pela turnê de Ivete Sangalo, a Super Sounds, informou que tentou dialogar com a banda carioca, mas, diante de uma proposta com "valores astronômicos", decidiu encerrar o contato com o grupo.
A empresa ressaltou que o uso do nome “Clareou” não configura crime, pois o grupo registrou apenas a expressão “Grupo Clareou”, e não a palavra isoladamente.
“Esclarecemos que a marca registrada junto ao INPI, pelo grupo que emitiu a nota, é, na verdade, ‘Grupo Clareou’ (e não ‘Clareou’, como afirmado na nota), o que não lhes confere direito de exclusividade quanto ao uso da palavra ‘Clareou’, isoladamente ou em conjunto com outras.
‘Clareou’ é uma palavra de uso comum na língua portuguesa, resultante da conjugação do verbo ‘clarear’, inclusive presente em diversas obras musicais do samba brasileiro, cujo uso, portanto, não pode ser objeto de exclusividade”, informou a empresa.
Turnê “Ivete Clareou”
A turnê “Ivete Clareou” foi concebida como uma homenagem à cantora Clara Nunes. Os shows terão início em 25 de outubro, em São Paulo, e devem passar por cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.
Na capital baiana, o show está previsto para o dia 30 de novembro, no Wet Salvador. Os ingressos estão à venda na plataforma Ingresse, com preços que variam entre R$ 80 e R$ 320.
+ Romance com Luciano Huck e torcedora do Vitória; veja curiosidades sobre Ivete Sangalo
LEIA MAIS: Ivete Sangalo canta com filha de Léo Santana em festa junina das filhas
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).