Com 80,4% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde já aplicadas, Bahia é o 2º estado que mais vacina no Brasil
Ao todo, 2,3 milhões de doses dos imunizantes Coronavac e da Astrazeneca foram enviados pelo Ministério da Saúde para o estado desde o 18 de janeiro.
A Bahia totaliza, até as 15h desta quarta-feira (31/3), 1.918.802 doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19, o que corresponde a 80,4% do total de 2.386.600 doses dos imunizantes Coronavac e da Astrazeneca enviados pelo Ministério da Saúde para o estado desde o 18 de janeiro, data de chegada da primeira remessa. As informações são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Em um comparativo nacional, a Bahia está posicionada como segundo estado que vacinou o maior percentual da população. Cerca de 12,85% dos habitantes (1.604.370) foram imunizados contra Covid-19, dos quais 314.432 receberam também a segunda dose.
Apesar de comemorar os números, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, diz que é preciso acelerar o envio de mais doses: “Estamos vivendo um momento de aceleração da vacinação em todo o estado. Essa é uma vitória dos 417 municípios, que conseguiram alcançar os índices estabelecidos pelo Governo. É preciso que o Ministério da Saúde acelere o envio de doses, garantindo a imunização da população o mais rápido possível”.
Além das doses enviadas pelo governo federal, a Bahia comprou 9,7 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, com o objetivo de acelerar a vacinação. “Vamos garantir a imunização de todos acima de 60 anos e profissionais da educação e segurança, o que contribuirá significativamente para acelerar o calendário de imunização na Bahia”, pontua Vilas-Boas. A previsão é que o primeiro lote da vacina russa chegue ao estado no mês de abril.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.