"Causa, cura e pandemia": O que os brasileiros têm buscado sobre o coronavírus no Google
"Causa, cura e pandemia": O que os brasileiros têm buscado sobre o coronavírus no Google
"O que é o coronavírus", onde surgiu e se há cura são algumas das principais perguntas feitas pelos brasileiros nos últimos sete dias, de acordo com dados do Google Trends - ferramenta de pesquisa que aponta os termos mais buscados em determinado espaço de tempo.
Com o avanço da doença (Covid-19), classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia, as pessoas querem saber como se preparar e se proteger. Por isso, também nos últimos sete dias, aumentaram as buscas por formas de prevenção, sintomas e transmissão.
Pensando nisso, o Aratu On responde para você*:
- O que é o coronavírus? Trata-se de uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
- O que é pandemia? Compreende um número de casos de doença acima do esperado, sem respeitar limites entre países ou continentes, como acontece com a Aids, a tuberculose e, agora, o novo coronavírus.
LEIA MAIS: Pandemia, OMS, entre outros: você sabe o que significam esses termos? Confira aqui!
- Onde surgiu o coronavírus? O novo coronavírus - da doença Covid-19 - foi reportado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019.
- O coronavírus tem cura? Ainda não, mas cientistas de diversos países têm se apressado nos experimentos para a produção de uma vacina e alguns remédios têm sido testados no tratamento da doença.
- O que o coronavírus causa? Como citado anteriormente, causa uma infecção respiratória cujos principais sintomas são dificuldade para respirar, tosse seca e febre.
- Como se prevenir? Medidas como lavar as mãos e evitar aglomerações reduzem o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, número de casos do coronavírus podem dobrar a cada três dias. Por isso, lave bem as mãos, com sabonete, utilize álcool em gel ou álcool 70%, por exemplo, e mantenha ao menos 1,5m de distância de outra pessoa, se possível.
EM TEMPO
Nos últimos dias cresceu também o interesse de busca por: "quarentena", "álcool gel", "isolamento", "máscara" e "lavar as mãos".
*Com informações do Ministério da Saúde
LEIA MAIS: Pré-candidato a prefeito, Pastor Sargento Isidório diz que eleições devem ser adiadas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.