Diabetes, hipertensão, síndrome de down: porque alguns fatores caracterizam os grupos de risco para o coronavírus
Diabetes, hipertensão, síndrome de down: porque alguns fatores caracterizam os grupos de risco para o coronavírus
Diante da pandemia do coronavírus, já se sabe que alguns fatores colocam determinadas pessoas dentro dos grupos de risco, ou seja, entre aqueles que têm maiores chances de desenvolver um quadro mais grave da doença. Mas, o que caracteriza esses grupos de risco?
Para esclarecer a dúvida, o Aratu On entrou em contato com o médico infectologista do Hospital Aliança, Dr. Adriano Oliveira. Segundo ele, algumas evidências foram identificadas para se chegar a conclusão dos fatores que poderiam colocar pacientes do coronavírus em risco.
"Os estudos com os pacientes que precisaram ser internados, evidenciaram que idosos e portadores de doenças crônicas são os que tinham pior prognóstico. Foi assim que percebemos que esses perfis eram os mais atingidos. Em geral, esses pacientes são mais frágeis. Salvo exceções, para quase todas as situações clínicas, são os de pior prognóstico", explicou o especialista.
Além de idade avançada, diabetes, hipertensão e asma, pessoas com síndrome de down também podem ser incluídas nos grupos de risco, embora ainda não existam estudos específicos sobre esses casos.
"Quanto à síndrome de down, não temos dados clínicos que estabeleçam esses pacientes com maior risco. Porém, como eles frequentemente têm outras complicações, como doenças cardíacas, por exemplo, possivelmente são mais susceptíveis ao COVID19 e guardam pior prognóstico", completou Adriano.
Contudo, indenpende de possuir características que te incluam nas categorias que requerem maior atenção, é fundamental adotar hábitos preventivos. Ao fazer isso, você estará não apenas preservando a sua saúde, mas evitando que passe a funcionar como um agente transmissor, que pode fazer com que o virus chegue até pessoas mais vulneráveis.
LEIA MAIS: Coronavírus foi criado em laboratório chinês: verdade ou mentira?
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.