Salvador inicia atualização do Plano Climático e regulamenta Fundo Ambiental
Em meio aos debates da COP 30, prefeitura destina Verba relacionada ao Meio Ambiente: Salvador inicia atualização do Plano Climático e regulamenta Fundo Ambiental
Por João Tramm.
A Prefeitura de Salvador promoveu, nesta sexta-feira (7), um encontro com atualizações climáticas em meio aso debates da COP 30, maior evento de sustentabilidade mundial. Com isso, Salvador inicia atualização do Plano Climático e regulamenta Fundo Ambiental.
O Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PMAMC), é a principal ferramenta de planejamento climático do município.

Salvador inicia atualização do Plano Climático e regulamenta Fundo Ambiental
Durante o evento, que reuniu representantes do poder público, especialistas e instituições parceiras, o prefeito Bruno Reis assinou uma série de decretos, entre eles o que regulamenta o Fundo Municipal de Recursos para o Meio Ambiente (FMMA). As medidas reforçam o compromisso da cidade com a política ambiental e com a transição para um modelo de desenvolvimento urbano menos poluente.
Na ocasião, foi apresentado o cronograma de atualização do PMAMC, originalmente criado em 2020. A nova versão incorporará dados do 3º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Salvador e será ajustada às diretrizes do Climate Action Planning Framework, do C40.
foi regulamentado o Fundo Municipal de Recursos para o Meio Ambiente (FMMA), que passa a contar com novas regras de gestão e controle. O fundo tem como objetivo financiar ações de preservação ambiental, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas.
Novas iniciativas
O evento também marcou o anúncio de uma parceria entre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o Google e a Aurassure Brasil, que implantará na capital baiana o projeto Google Air View+, voltado ao monitoramento da qualidade do ar.
Bruno Reis afirmou que é uma prática da atual gestão anunciar ações voltadas à sustentabilidade nos períodos que antecedem a COP: “Mais uma vez, trazemos ações que já foram implementadas e iniciativas que vamos desenvolver com o objetivo de obter uma Salvador mais resistente, mais resiliente, mais sustentável, mais adaptada às mudanças climáticas. Uma cidade que tem compromisso com a causa ambiental”, disse.
O encontro contou com a presença do secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler. Na ocasião, destacou a relevância da revisão do plano: “A atualização do nosso plano climático é uma oportunidade de olhar para o futuro com base em evidências, dados e inovação. Estamos fortalecendo a governança climática da cidade e garantindo que Salvador continue liderando pelo exemplo, com ações concretas e resultados mensuráveis”, afirmou.
Meta do Plano
Com a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2049 — ano em que Salvador completará 500 anos —, o PMAMC se consolida como um instrumento estratégico para orientar políticas públicas voltadas à redução de emissões, ao fortalecimento da resiliência urbana e à promoção da justiça climática.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
