Quantos anos tem Bruno Reis? Descubra a idade e trajetória do prefeito
Com 28 anos de atuação na vida pública, quantos anos tem Bruno Reis? Descubra a idade e trajetória do prefeito
Por João Tramm.
A trajetória do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) começou há quase três décadas. Na última semana, o prefeito de Salvador relembrou em seu Instagram o aniversário de 28 anos do primeiro contracheque que recebeu. Foi em 25 de setembro de 1997, quando iniciou um estágio na Câmara de Salvador. Essa é a data do seu início profissional, com 28 anos de atuação, mas quantos anos tem Bruno Reis?
Quantos anos tem Bruno Reis?
Bruno Soares Reis, nascido em 17 de maio de 1977, é o atual prefeito de Salvador e uma das figuras mais conhecidas da política baiana. Aos 48 anos, ele ocupa o cargo máximo da capital baiana após uma longa caminhada iniciada ainda na juventude, quando começou a dar os primeiros passos na vida pública. Aos 20 anos, o próprio prefeito costuma destacar esse momento como um divisor de águas em sua vida:
“Esse estagio mudou o meu destino. se há 28 anos atras eu dissesse que daqui há 28 anos eu estaria sentado na cadeira de prefeito, eleito com quase 80% dos votos , iriam dizer: enterra esse garoto, que isso é impossível. mas para a gente nada é impossível”, disse durante o lançamento do Natal Luz, na última quinta-feira (25).
Embora tenha construído sua carreira política na Bahia, Bruno nasceu em Petrolina, em Pernambuco. Viveu parte da infância na vizinha Juazeiro, no norte da Bahia, até os cinco anos, quando se mudou com a família para Salvador.
Na capital baiana, teve uma juventude marcada pela participação em atividades escolares e estudantis. Foi integrante do grêmio do Colégio Nobel e, mais tarde, do Diretório Acadêmico da Universidade Católica do Salvador (UCSal), onde se formou em Direito. Durante a graduação, estreitou laços com colegas que também seguiriam carreira política, como Ana Paula Matos, hoje vice-prefeita.
Inclusive, o discurso de formatura da turma de 2002 foi escrito pelos dois em conjunto, marcando o início de uma parceria duradoura.
Além do bacharelado, Bruno concluiu mestrado e, com a formação acadêmica consolidada, realizou o desejo de lecionar. Ele foi professor no Instituto Baiano de Ensino Superior (IBES), ministrando a disciplina Bases Constitucionais da Administração Pública.
Sobre essa experiência, afirma: “Sempre disse que queria ser professor. Ao concluir meu mestrado, resolvi dar aula e me sinto realizado por pode transmitir o que aprendi na vida acadêmica e profissional. Era uma terapia para mim, eu me divertia muito na sala de aula”.
Trajetória do prefeito de Salvador
A ligação de Bruno com a política começou ainda jovem, por meio de estágios e cargos de assessor. Após a experiência inicial na Câmara de Vereadores, trabalhou com ACM Júnior no Senado Federal e, mais tarde, no Congresso Nacional, acompanhando de perto a atuação de seu aliado ACM Neto, de quem se tornou assessor de confiança.
A parceria com Neto nasceu no final da década de 1990, quando ambos atuavam na juventude do antigo PFL. O prefeito relembra esse período com emoção:
“No meio de tantos jovens, eu e Neto começamos a organizar, na época, o trabalho da juventude partidária em Salvador no final de 1999. Em abril de 2000, ele me chamou para a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, onde ele trabalhava, ele me convidou para ser o primeiro assessor dele. Aprendemos juntos e ajudamos a transformar Salvador juntos. Temos uma forte relação”.
Em 2010, Bruno concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia e foi eleito deputado estadual com 55.267 votos. O desempenho foi ainda mais expressivo em 2014, quando conseguiu a reeleição com 89.607 votos, uma das maiores votações do estado naquele pleito. Na ALBA, destacou-se pela assiduidade e pela atuação firme em diversas comissões, sendo eleito pela imprensa como Destaque Parlamentar em 2011 e 2012.
Ao mesmo tempo, acumulou experiência no Executivo municipal. Foi secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, função em que lançou iniciativas como o programa Morar Melhor. Posteriormente, já como vice-prefeito, assumiu também a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, sendo responsável por importantes projetos, como a construção do novo Centro de Convenções de Salvador e a requalificação do Centro Histórico.
Mudança de partido
O caminho de Bruno Reis prefeito de Salvador partido começou no PRP (Partido Republicano Progressista), quando foi eleito deputado estadual em 2010 para o mandato de 2011 a 2015. Apesar disso, o PRP se aproximou do governo petista, na época dirigido por Jaques Wagner.
Assim, pela lealdade de Bruno ao grupo carlista e suas ideias próximas da direita, o então deputado procurou uma nova casa para disputar o pleito seguinte. Neste cenário, em 2014, foi reeleito deputado estadual já pelo MDB, legenda que teve papel estratégico em sua ascensão.
“A relação de Bruno era mais afinada com o MDB do que com o próprio ACM Neto. Ele conseguiu a indicação para vice-prefeito graças ao MDB, já que Neto defendia outro nome. Neto queria Luiz Carrera como vice”, alega Lúcio Vieira Lima (MDB).
No entanto, o rompimento veio na esteira da crise que atingiu Geddel Vieira Lima e o escândalo das malas de dinheiro encontradas pela Operação Lava-Jato. O fato foi marcou o afastamento entre o DEM e o PMDB e o ingresso do então vice-prefeito na legenda de ACM Neto. O DEM que hoje virou União Brasil.
Eleições para a prefeitura
O grande salto de sua carreira ocorreu em 2020, quando disputou pela primeira vez a prefeitura de Salvador. Candidato pelo então Democratas (atual União Brasil), Bruno venceu no primeiro turno ao derrotar a candidata Major Denice Santiago (PT), consolidando-se como sucessor político de ACM Neto.
Quatro anos depois, em 2024, enfrentou um cenário competitivo, mas novamente saiu vitorioso já no primeiro turno. Na ocasião, superou Kléber Rosa (PSOL) e Geraldo Júnior (MDB), confirmando a força de sua base eleitoral e seu enraizamento na política da capital baiana.
Vida pessoal
Casado com Rebeca Cardoso, Bruno Reis é pai de quatro filhos: Nanda, Bia, Bruninho e Breno .Em suas redes Bruno costuma dividir em suas redes sociais não apenas o dia a dia à frente da gestão municipal, mas também momentos de afeto e orgulho com a família. Pai dedicado, ele já declarou em um post no Instagram: “Breninho, Bruninho, Bia e Nanda, meus filhotes que são tudo para mim”.
Católico, costuma citar como livro de cabeceira “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter, e aponta como filme preferido “À Procura da Felicidade”, dirigido por Gabriele Muccino. No futebol, é torcedor declarado do Esporte Clube Vitória.
A vida familiar de Bruno também é marcada pelas homenagens de Rebeca Cardoso. A estudante de medicina e atual companheira dele escreveu no aniversário do prefeito deste ano:
“Viva o amor da minha vida! (…) Um homem de fé, inteiro nas escolhas, presente na vida de quem ama. (…) É o pai presente, que educa com o exemplo — e é bonito ver, nos olhos de Breno, o orgulho por quem ele é.”
Em março de 2022, Rebeca chegou a anunciar o fim do casamento, mas meses depois os dois reataram a relação.
Antes disso, Bruno Reis já foi casado com Soraya Santos. O qual também já se declarou publicamente sobre a presença positiva do gestor enquanto pai.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).