Bruno Reis é de direita ou esquerda? Entenda seu posicionamento político

Bruno Reis: entenda o posicionamento político do prefeito de Salvador e suas alianças políticas com ACM Neto, Ana Paula Matos e Jerônimo Rodrigues

Por João Tramm.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, pela sua filiação com União Brasil e proximidade com o líder da oposição, ACM Neto, o gestor apresenta sua afinidade política muito específica com o campo da direita. Apesar disso, nas últimas eleições Reis buscou se afastar de debates ideológicos, ampliando sua base de apoio. O resultado foi a maior votação da história: 78% dos votos, superando em 266.282 votos de 2020.

“Pessoas quando escolhem o prefeito, estão preocupadas com quem vai cuidar do dia a dia da cidade, quem é que vai efetivamente garantir o transporte público, garantir o médico no posto de saúde, garantir que a merenda escolar, que os restaurantes populares funcionem distribuindo alimentação gratuita”, afirmou o prefeito.

A coalizão que o elegeu também evidencia seu alinhamento de centro-direita. Entre os partidos que apoiaram sua candidatura estavam União, Republicanos, PP, PDT, PL, PRD, DC, PRTB, Novo, Mobiliza, PMB e a Federação PSDB-Cidadania.

Bruno Reis é de direita ou esquerda? Entenda seu posicionamento político e principais alianças, como ACM Neto e Ana Paula Matos; Foto: Adam Vidal/Divulgação

Bruno Reis e ACM Neto

A parceria de Bruno com ACM Neto começou há cerca de 20 anos, ainda na juventude partidária do PFL. Em vídeo publicado em suas redes sociais, ele lembra: “No meio de tantos jovens, eu e Neto começamos a organizar, na época, o trabalho da juventude partidária em Salvador no final de 1999. Em abril de 2000, ele me chamou para a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, onde ele trabalhava, ele me convidou para ser o primeiro assessor dele. Aprendemos juntos e ajudamos a transformar Salvador juntos. Temos uma forte relação”.

Desde então, Bruno construiu sua carreira política com apoio de Neto, começando como estagiário na Câmara Municipal e depois como assessor de ACM Neto quando este se elegeu deputado federal. Foi eleito deputado estadual em 2010 e 2014 e posteriormente atuou como vice-prefeito de Salvador por dois mandatos, além de ocupar as secretarias de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza e de Infraestrutura e Obras Públicas.

Bruno Reis e Ana Paula Matos

A relação de trabalho com Ana Paula Matos também é longa. Desde 2013, quando ela assumiu funções na Secretaria de Educação, a dupla colaborou em diversas ações de gestão social. Em 2015, Bruno a chamou para subsecretaria da Semps, onde implementaram projetos como Morar Melhor, Primeiro Passo e Cuidar, além de ampliar serviços de assistência à população em situação de rua e vítimas de chuvas.

"Foi naquele período que conseguimos salvar vidas e estruturar programas de assistência que permanecem até hoje”, disse Matos em entrevista.

Ana Paula deixou, na eleição de 2024, a Secretaria de Saúde, que comandou desde janeiro de 2023, e assume, agora, sua quinta função no Executivo municipal. Antes, passou pelas secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Governo e Prefeituras-Bairro, além de ter presidido o Instituto de Previdência Municipal. Em 2025 assumiu a Secretaria de Cultura da cidade.

Diálogo entre Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues

Embora estejam em espectros ideológicos diferentes, Bruno Reis e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniram em uma movimentação que agitou os bastidores da política. Após três anos aconteceu a primeira reunião entre as partes envolvidas na administração do Executivo, apesar das especulações políticas, ambos trataram o momento como um encontro institucional. 

“Governar é dialogar para encontrar soluções e enfrentar os desafios de uma grande capital como Salvador”, publicaram em redes sociais após encontro recente.

Bruno Reis em reunião com Jerônimo Rodrigues; foto: reprodução/instagram

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.