MP-BA abre inquérito contra ex-diretora do Inema por 'vantagens indevidas'

Ex-diretora do Inema, Márcia Telles ocupou o cargo em 2023, ainda no primeiro ano de gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), e em 2012, no governo de Jaques Wagner (PT)

Por Matheus Caldas.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito civil contra a ex-diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, com intuito de apurar eventuais vantagens indevidas recebidas por ela durante enquanto chefe da autarquia do governo Jerônimo (PT).

A determinação foi assinada pelo promotor de Justiça Luciano Ghigone, na última terça-feira (5). Segundo a assessoria de imprensa do MP-BA, o inquérito contra Márcia Telles é um desdobramento, na esfera civil, da Operação Ceres, força-tarefa que denunciou oito pessoas por envolvimento em fraudes ambientais no Inema.
 
Detalhes sobre a instauração do inquérito não foram divulgados, uma vez que o processo é sigiloso. 

A Operação Ceres culminou com denúncia apresentada pelo MP-BA à Justiça sobre grupo de oito pessoas que teria recebido, entre 2018 e 2024, ao menos R$ 16,5 milhões. Márcia Telles não está na lista de denunciados pelo órgão ministerial.

Entre os nomes, estão servidores públicos, ex-funcionários do órgão e um fazendeiro. Segundo a investigação, o grupo atuava para liberar licenças ambientais de forma irregular em troca de pagamentos de propina, beneficiando grandes fazendeiros da região oeste do estado.

Márcia Telles, ex-diretora do Inema | Foto: Rosemperg Pinto/divulgação

Ex-diretora do Inema

Márcia Telles ocupou o cargo em 2023, ainda no primeiro ano de gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), e em 2012, no governo de Jaques Wagner (PT). Ela foi, ainda, secretária do Meio Ambiente em 2021, no mandato de Rui Costa (PT).

A ex-diretora do Inema é servidora de carreira do estado desde 2006. Atualmente, com salário de R$ 22 mil, ela é coordenadora de recursos humanos da Secretaria de Administração, pasta na qual Jerônimo promoveu mudanças nesta terça-feira (12) ao trocar o secretário Edelvino Góes por Rodrigo Pimentel. 

O Aratu On não conseguiu contato com Márcia Telles. A reportagem pediu manifestação ao Inema, veja a nota:

"Informamos que Márcia Telles não faz mais parte do quadro funcional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)".

+ Jerônimo declara área de utilidade pública para Ponte Salvador-Itaparica

Sede do Inema, em Salvador | Foto: Google Street View

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.