MP denuncia oito pessoas por corrupção e fraudes ambientais no Inema
Fraudes ambientais no Inema beneficiaram fazendeiros com autorizações ilegais no oeste da Bahia
Por Ananda Costa.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou, nesta quinta-feira (8), oito pessoas por envolvimento em fraudes ambientais no Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
+ Autor de piada machista, prefeito de Mata de São João é investigado pelo MP
De acordo com a investigação, o grupo atuava para liberar licenças ambientais de forma irregular em troca de pagamentos de propina, beneficiando grandes fazendeiros da região oeste do estado.
As fraudes ambientais no Inema foram descobertas durante a Operação Ceres, deflagrada pelo MP-BA com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A denúncia foi aceita pela Justiça no último dia 27, dando início ao processo penal contra os acusados.
Segundo o MP, o grupo recebeu ao menos R$ 16,5 milhões entre 2018 e 2024. Entre os denunciados estão servidores públicos, ex-funcionários do órgão e um fazendeiro.
Investigados por fraudes ambientais no Inema
Foram acusados: Maristela Tereza de Castro, ex-secretária parlamentar; Jacques Douglas Santos Silva da Palma, ex-coordenador do Inema em Guanambi; Angélica Xavier da Silva Cardoso, Victor Vinícius Santana Arouca e Patrícia Viviane Barros de Azevedo, ex-secretários da Direção-Geral; Sabrina Mendes Leal Santos Teixeira de Freitas, ex-secretária da Coordenação de Agrossilvipastoris; Alexander Von Amomon, consultor ambiental; e o fazendeiro Gervalter Barreiros Pizato.
Jacques Douglas também responderá por crime ambiental. As investigações continuam em andamento, com o objetivo de identificar novos envolvidos no esquema de fraudes ambientais no Inema. Até o momento, o órgão não se manifestou sobre o caso.
+ MPBA realiza mutirão de reconhecimento de paternidade em Salvador
+ Justiça mantém demissão de funcionário que fez piada sobre empresa na Bahia
LEIA MAIS: Líderes de facção são alvos de operação da PC no sudoeste da Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).