MPBA realiza mutirão de reconhecimento de paternidade em Salvador

Iniciativa do Ministério Público promove serviços gratuitos e reforça a importância do reconhecimento de paternidade

Por Ananda Costa.

Em comemoração ao mês dos pais, será realizado no próximo dia 2 de agosto, no Shopping da Bahia, em Salvador, um mutirão de reconhecimento de paternidade. A ação é promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e terá atendimento gratuito das 9h às 16h.

Reconhecimento de paternidade será gratuito. Foto: Ilustração

+ Dia Internacional da Família: pai ausente é drama para mães solo

A iniciativa faz parte dos projetos “Paternidade Responsável” e “Viver com Cidadania” e tem como foco ampliar o número de reconhecimentos, assegurando o direito à filiação de crianças e adolescentes.

 Durante o mutirão, serão realizados exames de DNA gratuitos, acordos de pensão alimentícia e solicitações de segunda via de certidões de nascimento e casamento. O objetivo é garantir não apenas o registro legal, mas também incentivar o exercício de uma paternidade comprometida com afeto e responsabilidade.

Reconhecimento de paternidade na Bahia

Foto: Aratu On


Segundo dados divulgados em maio de 2025 pela Associação dos Notários e Registradores do Estado da Bahia (Anoreg/BA), mais de 70 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no estado desde 2020.

A Bahia ocupa o segundo lugar no ranking nacional de registros sem reconhecimento de paternidade, atrás apenas de São Paulo.

+ STF decide que Congresso deve regulamentar a licença-paternidade

LEIA MAIS: Nova lei pode ampliar licenças para pais e mães em 2025

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.