Lula na ONU, votação na Câmara de Salvador: saiba agenda na política da semana
Geopolítica internacional movimenta cenário, com presença de Lula na ONU, além das pautas locais como os projetos em votação na Câmara: saiba agenda política da semana
Por João Tramm.
Lula na ONU, votação na Câmara de Salvador: saiba a agenda na política desta semana que promete tanto movimentação no cenário internacional, quanto divergências locais.
Entre os pontos centrais estão os encontros previstos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Nova Iorque, que desde esta segunda-feira (21), realiza atividades multilaterais. Além disso, ainda há votações na Câmara de Salvador e a continuidade do processo que pode levar à cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Agenda política na semana
Segunda-feira
Rubens Oliveira Costa, tido como intermediário de Antônio Carlos Camilo Antunes, o 'Careca do INSS', deve ser ouvido pela Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) do INSS. A comissão apura o desvio bilionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Na última semana, o 'Careca do INSS', desistiu de prestar depoimento na Comissão.
Terça-feira
Nesta terça-feira (23), o presidente Lula fará o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU, em Nova York, como é tradição para o Brasil. Há expectativa sobre o tom adotado pelo petista, especialmente diante da relação recente marcada por atritos com os Estados Unidos, após o aumento de tarifas sobre produtos brasileiros.
Ainda é aguardado que no discurso o presidente se posicione sobre a a formação do estado da Palestina, a discussão, histórica na diplomacia brasileira, tem tido força no debate internacional.
Ainda na terça (23), a Câmara de Salvador recebe o secretário de Educação, Thiago Dantas, para discutir o projeto de lei sobre o reajuste salarial dos professores. O acordo foi firmado em julho, mas a chegada da proposta ao Legislativo abriu nova rodada de discussões, em especial pela ausência de Dantas na última semana nesta mesma reunião, o que gerou críticas da Casa.
Quarta-feira
Destaque para tarde de votação na pauta da Câmara inclui projetos apresentados por vereadores e quatro matérias enviadas pelo Executivo. Entre elas, estão: pedido de empréstimo; a polêmica da LOUS (Lei de Ordenamento do Uso do Solo); proposta de subsídio ao transporte público. As comissões temáticas se mobilizam para discutir os textos em tempo da votação na quarta.
Também na quarta-feira (24), a deputada Carla Zambelli (PL-SP) é aguardada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para prestar depoimento no processo que analisa a possível cassação de seu mandato.
Na última semana, a CCJ ouviu Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que figura como alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e foi arrolado como testemunha.
Quinta-feira
Na quinta, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PP–RS) prestará depoimento à CPMI do INSS. A comissão pretende ouvir todos os que já chefiaram a pasta da Previdência, desde 2015 até os dias atuais.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).