Limitação de ambulantes e cadeiras pode voltar à Barra no verão

Salvador pode limitar ambulantes na praia do Porto da Barra no verão 2025/26

Por Da redação.

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), anunciou a intenção de limitar o número de ambulantes na praia do Porto da Barra para o verão 2025-2026. A medida é justificada por causa do aumento de comerciantes nas praias da capital baiana, que gera a projeção da gestão municipal  da necessidade de restrições ao número de cadeiras e à organização dos chamados 'kits'.

Passarela Dos Ambulantes No Circuito Dod Foto Alfredo Filho Secom Pm S9

Em janeiro deste ano, a Semop já havia começado a padronizar e limitar o uso de mesas, cadeiras e sombreiros na faixa de areia. As regras para os  ambulantes passaram a valer para a área entre o Forte São Diogo e o Forte de Santa Maria.

A ideia da pasta municipal é intensificar a fiscalização e o ordenamento durante o período de maior movimento do verão. A Semop ainda informou que não vem autorizando a entrada de novos comerciantes na área, por causa da limitação do espaço físico, e que vai monitorar o funcionamento da categoria na região da Barra.

Kits dos ambulantes

A Prefeitura de Salvador distribui kits ambulantes, geralmente compostos por isopores, para ambulantes credenciados para eventos como o Carnaval e outras festas populares.

No geral, as inscrições para a atuação desses ambulantes são feitas online ou presencialmente nas prefeituras-bairro, e o recebimento dos kits ocorre após o cadastramento e a capacitação obrigatória, que abrange regras de higiene, segurança e legislação. Para mais informações, os ambulantes devem consultar o site da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) ou procurar uma prefeitura-bairro. 

Semop E Gcm Orientam E Fiscalizam Ambulantes Foto Bruno Concha Secom Pms 3 1024x683

Como funciona a entrega de kits

  1. Cadastramento: 

     
    Os interessados em trabalhar como ambulantes se inscrevem online através do site da Semop ou em uma prefeitura-bairro. 
     
  2. Capacitação: 

    Todos os ambulantes credenciados participam de uma capacitação obrigatória sobre temas como legislação, licenciamento, técnicas de venda e segurança. 
     
  3. Recebimento dos kits: 

    Após o cadastramento e a capacitação, os kits são entregues em datas e locais específicos, de acordo com o circuito de atuação do ambulante (como os do Carnaval). 
     
  4. O que são os kits: 

    Os kits geralmente incluem isopores para o armazenamento e transporte dos produtos.
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

 

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.