Câmara aprova tornar Belém a capital federal durante COP30

Câmara aprova projeto que transfere simbolicamente capital do Brasil para Belém durante a COP30

Por Da redação.

Fonte: Gabriela Vieira, SBT News

A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta nesta quinta-feira (25) que transfere simbolicamente a capital do Brasil para Belém (PA) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) de 2025.

O projeto teve 304 votos a favor e 64 contrários. A conferência acontecerá de 11 e 21 de novembro deste ano. Ao longo deste período, atos e despachos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) serão datados em Belém, não em Brasília.

Camara Dos Deputados Bruno Spada

Belém será capital federal durante COP30?

Para dar continuidade, o projeto precisa passar pela aprovação do Senado e, em seguida, pelo presidente Lula. O texto, portanto, indica que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar em Belém para conduzir "atividades institucionais e governamentais".

A deputada Duda Salabert (PDT-MG), autora do projeto, defendeu que o projeto "reforça a importância da Amazônia na agenda ambiental internacional".

"Transferir a capital para Belém é uma forma de colocar a região amazônica no centro das decisões políticas globais", afirmou a parlamentar.

Palácio Do Planalto Foto Wilson Dias Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também se manifestou, dizendo que, com a transferência temporária de capital, o Brasil "dará ainda mais protagonismo" à COP30.

"E que o Brasil possa, nesse evento, demonstrar que somos um país que se preocupa com o meio ambiente, que buscamos o desenvolvimento econômico com muita sustentabilidade", acrescentou Motta.

Agora, o projeto também demanda regulamentação do Executivo, para seguir com as medidas administrativas, operacionais e logísticas necessárias para a transferência temporária da capital.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.