Política

Jerônimo fala sobre ações de combate a facções após onda de violência em Periperi: 'Estamos ocupando'

Na terça-feira (16), um agente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegou a ser baleado durante uma ação de policiamento na região

Por Bruna Castelo Branco

Jerônimo fala sobre ações de combate a facções após onda de violência em Periperi: 'Estamos ocupando'Créditos da foto: Secom/GOV-BA

No início da tarde desta quinta-feira (18/4), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), falou sobre a onda de violência que tem atingido o bairro de Mirantes de Periperi, no subúrbio de Salvador.


Ao repórter Matheus Caldas, do Aratu On, o governador disse que, além das operações militares que estão sendo realizadas na região, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) também está trabalhando em ações preventivas. Na terça-feira (16), um agente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegou a ser baleado durante uma ação de policiamento na região.


"Estamos ocupando. Periperi está ocupada. Desde o primeiro dia que houve os transtornos na comunidade, nós ocupamos. Tivemos, inclusive, um policial atingido, que já teve alta, graças a Deus. Um projétil atingiu a perna dele, então, não teve, nenhum outro agravante. Nós não vamos abrir mão, não. Vamos continuar não só dando resposta ao movimento de facções... nós estamos nos antecipando, realizando ações preventivas".


Na segunda (15) e na terça (16), partes de corpos decapitados foram encontrados em diferentes ruas do bairro, e pelo menos dois moradores foram vítimas de bala perdida após tiroteios na semana anterior.

Porém, segundo Jerônimo, nem tudo o que está sendo feito pela polícia chega ao governador, por se tratarem de estratégias sigilosas da inteligência da SSP-BA. "Nem todas elas [ações] o governador tem que saber. É uma agenda inteligência, de sigilo. Mas, a minha recomendação é: 'Continuem fazendo as operações, vão buscar armas, vão buscar drogas, vão buscar criminosos, e tragam vivos, para que eles possam contar onde estão os outros'. A ordem de Direitos Humanos são essas, tragam vivos, a gente vai apurar junto à Polícia Civil, e entregar à Justiça".


OPERAÇÃO POLICIAL


A Polícia Militar deflagrou, na manhã da última sexta-feira (12), uma operação para reforçar o policiamento e coibir ações criminosas na região do bairro de Periperi.


As medidas foram tomadas um dia após um homem ter sido vítima de “bala perdida”, quando estava dentro de sua residência, enquanto acontecia uma troca de tiros entre criminosos.


Em nota enviada ao Aratu On, a PM informou que as ações estão sendo realizadas pelo Comando de Policiamento Regional da Capital Bahia de Todos os Santos (CPRC-BTS), com participação da 18ª CIPM, do Grupamento Aéreo, Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS, Bpatamo, BPFRV, BPFRC e demais unidades do CPRC-BTS.


Segundo informações da SSP-BA, o secretário da Segurança Marcelo Werner determinou reforço por tempo indeterminado no combate às facções na região de Periperi, com o uso de veículos e aeronaves.


“Alcançamos, somente nos primeiros meses deste ano, 20 líderes de organizações criminosas. Apreendemos 17 fuzis e cerca de uma tonelada de drogas. Capturamos pouco mais de 1.500 criminosos. Continuaremos avançando”, disse Werner.


SAIBA MAIS:


+ Homem é morto e outro é baleado após novo tiroteio em Periperi na madrugada desta sexta (12)


+ Cabeça é encontrada dentro de lata em Mirantes de Periperi


+ Corpo decapitado é encontrado em Mirantes de Periperi; vítima ainda não foi identificada

+ Policial do Bope é baleado em Mirantes de Periperi; população convive com violência


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.