Indiciado com Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe recebeu título de Cidadão Baiano
A honraria foi proposta pelo deputado estadual Ângelo Almeida (PSB), da base governista do PT no estado. Na época, o Estado era governado por Rui Costa, hoje ministro-chefe de Casa Civil
O vice-almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha e um dos 37 nomes indiciados pela Polícia Federal no inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado no Brasil, recebeu o título de Cidadão Baiano pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em maio de 2018. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Ângelo Almeida (PSB), da base governista do PT no estado. Na época, o Estado era governado por Rui Costa, hoje ministro-chefe de Casa Civil.
Entre os crimes atribuídos aos indiciados pela Polícia Federal estão a abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A lista inclui também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, e Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL.
LEIA MAIS: Policial preso por planejar assassinato de Lula atuou na SSP-BA e na PF em Salvador
Durante a cerimônia em maio, Almir Garnier destacou a importância histórica da Marinha do Brasil e atribuiu a homenagem ao vínculo histórico e de respeito entre os baianos e a força naval. Ele fez questão de lembrar o papel da Marinha na guerra pela independência do Brasil, especialmente no contexto da Baía de Todos-os-Santos, onde marinheiros da flotilha itaparicana enfrentaram a esquadra portuguesa em 1823.
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).