Entenda por que Jerônimo 'interrompeu' Macron durante evento em Salvador
Governador Jerônimo Rodrigues 'interrompeu' o presidente francês, Emmanuel Macron, para solucionar questão de tradução
Por Da redação.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), quebrou o protocolo durante o discurso do presidente francês Emmanuel Macron, na abertura do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, realizada na quarta-feira (5) no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador. O episódio ocorreu após o governador perceber que parte dos presentes não tinha acesso à tradução simultânea do discurso do líder europeu.

Jerônimo interrompeu a cerimônia e cobrou uma solução imediata da organização. Senhor presidente, deixe-me quebrar o protocolo. Se nós não tivermos tradução, mesmo que simultânea, nós não vamos entender a mensagem do presidente Macron. Eu não sei se nós temos tradutores, mas é preciso que haja tradução da mensagem
, afirmou o governador.
A interrupção aconteceu ainda no início da fala de Macron, que se dirigia a um público formado por autoridades brasileiras, artistas e representantes de países africanos.
Veja abaixo:
Entenda por que Jerônimo 'interrompeu' Macron durante evento em Salvadorhttps://t.co/aFCUCMJmXM
— Aratu On (@aratuonline) November 6, 2025
Vídeo: Aratu On pic.twitter.com/O1csAg0NNr
O evento, que estava previsto para começar às 17h, mas teve um atraso de cerca de duas horas e meia. A organização disponibilizou fones de ouvido mediante apresentação de um documento de identidade físico — o que deixou de fora quem estava apenas com versão digital. Por isso, quando o presidente francês iniciou seu discurso, Jerônimo decidiu intervir.
Desculpa quebrar o protocolo… todos têm fone?
, perguntou o governador, antes de solicitar ajuda do público. Uma mulher se apresentou como intérprete improvisada e subiu ao palco para traduzir a fala de Macron. Pouco depois, foi substituída pela tradutora oficial do evento.
Antes do discurso do presidente francês, haviam falado o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e um representante do governo do Benin. Além de Macron, o ministro das Relações Exteriores do Benin também discursou em francês, enquanto as falas brasileiras foram feitas em português, com tradução para o público estrangeiro.
Macron 'popstar' e presença em festival
Macron veio à capital baiana para participar da abertura do "Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África", no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Antes, porém, passeou pelo Centro Histórico, conheceu a Casa do Benin, acompanhou o Afoxé Filhos de Gandhy e até se arriscou ao tocar com o Olodum.
O líder francês viveu um dia de "popstar" em Salvador, e foi bastante tietado por soteropolitanos durante visitas a espaços no Centro Histórico da cidade, ao lado do governador, Jerônimo Rodrigues (PT), do prefeito Bruno Reis (União) e secretários. Em um dos vídeos que têm viralizado nas redes sociais, Macron é "agarrado" por duas mulheres, que o abraçam e pegam em seu rosto. Em outro, uma delas não hesita: "Mas é bonito, viu?!".
Confira abaixo:
Vídeo: reprodução/redes sociais
Vídeo: Adriel Francisco
Abertura do 'Festival Nosso Futuro'
O festival integra a Temporada França-Brasil e inaugura uma programação que segue até o dia 8 de novembro, com debates sobre cidades inclusivas e sustentáveis, justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes. A iniciativa é organizada pelo Institut Français e pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia.
O evento no MAM contou com a presença da ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e do ministro das Relações Exteriores do Benin, Olushegun Adjadi Bakari. Este, por sua vez, destacou a importância da "Casa do Benin", em Salvador.

A presença de Macron havia sido antecipada em setembro pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré. Ele relatou que a escolha de Salvador ocorreu após visita do assessor especial da presidência francesa, Olivier Poivre D'Arvor, à Bahia.
“A gente recebeu o embaixador dos polos e oceanos, que é o senhor Olivier Poivre D'Arvor, que é um assessor técnico especial do presidente Macron. Ele veio pra Salvador, nós fizemos uma visita com ele num berçário de corais que a gente tem na ilha de Itaparica, e ele voltou e disse 'olha, o presidente Macron queria que eu escolhesse uma cidade além do Belém pra visitar. Vou dizer que é Salvador'”, afirmou à época, em entrevista ao programa Linha de Frente, do Grupo Aratu.
Sodré também destacou que a visita integra as celebrações pelos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, que incluem o Fórum Nosso Futuro. “Nós estamos construindo, em conjunto com o consulado francês, com a embaixada, governo federal, por conta dos 200 anos de relação, um fórum chamado Fórum Nosso Futuro. Vai ser dia 5 de novembro, um dia antes da abertura oficial. Ele é um fórum focado em intercâmbio de jovens, serão 100 jovens africanos, 100 jovens franceses, 100 jovens baianos...”, disse.
Nesta quinta-feira (6), Macron desembarcou em Belém para as agendas preparatórias da COP 30.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).