Lula entrega obras em Belém e permanece para eventos da COP30
Presidente permanece na capital paraense até o dia 7 de novembro; COP30 ocorre entre 10 e 21 do mesmo mês
Por Júlia Naomi.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Belém (PA) neste sábado (1º) para inaugurar obras de requalificação do Porto de Outeiro e de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional da capital paraense. Além disso, ele vai participar da Cúpula dos Líderes, que ocorre entre 6 e 7 de novembro e antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

As obras de infraestrutura foram realizadas como parte dos preparativos para a COP30, que acontece na cidade entre os dias 10 e 21 de novembro. Lula permanecerá fora de Brasília entre os dias 1º e 10 de novembro. Em meio a este período, o presidente tem uma viagem prevista para Fernando de Noronha (PE), onde participará do lançamento de um projeto voltado à produção de energia renovável.
A cerimônia que marca a entrega das melhorias no Aeroporto Internacional de Belém, que teve investimento de cerca de cerca de R$ 450 milhões, ocorre ainda neste sábado. Em seguida, o presidente acompanha a entrega das obras de revitalização do Porto de Outeiro.

Cúpula dos Líderes antecede a COP30 e recebe 170 delegações
Na sexta-feira (31), o Itamaraty anunciou que 170 delegações estrangeiras confirmaram presença na Cúpula dos Líderes, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, em Belém. O encontro, que antecede oficialmente a COP30, contará com a participação de 57 chefes de Estado e de governo, além de 39 ministros de diversos países. O presidente Lula também estará presente no evento.
Vereador de Salvador integra delegação brasileira da COP30
O vereador e ambientalista André Fraga (PV), de Salvador, integrará a delegação brasileira na COP30. Um dos encontros mais importantes do mundo sobre clima, a COP reúne líderes internacionais, cientistas e representantes da sociedade civil para definir políticas e compromissos na mitigação das mudanças climáticas.
Na Aratu, ministro Jader Filho defende que COP 30 foque em 'justiça urbana'
Na Aratu, ministro Jader Filho defende que COP 30 foque em 'justiça urbana'. Em entrevista ao programa Aratu 24 Horas, que foi ao ar no dia 27 de outubro, o ministro destacou que não é possível discutir meio ambiente sem levar em conta a realidade das cidades e das populações mais vulneráveis.
“Nós precisamos inserir o tema urbano porque temos que levar infraestrutura para as nossas cidades. As pessoas precisam estar inseridas nisso. Eu tenho dito uma coisa: não haverá justiça climática se não houver a justiça urbana”, afirmou o ministro.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).