Presidente da França, Emmanuel Macron visita Salvador nesta quarta
Evento no qual Macron estará celebra relações Brasil-França e antecede programação voltada a debates sociais e ambientais
Por Matheus Caldas.
O presidente da França, Emmanuel Macron, participa, nesta quarta-feira (5), às 17h, da abertura do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador. Também estarão presentes o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O festival integra a Temporada França-Brasil e inaugura uma programação que segue até o dia 8 de novembro, com debates sobre cidades inclusivas e sustentáveis, justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes. A iniciativa é organizada pelo Institut Français e pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia.
A presença de Macron havia sido antecipada em setembro pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré. Ele relatou que a escolha de Salvador ocorreu após visita do assessor especial da presidência francesa, Olivier Poivre D'Arvor, à Bahia.

“A gente recebeu o embaixador dos polos e oceanos, que é o senhor Olivier Poivre D'Arvor, que é um assessor técnico especial do presidente Macron. Ele veio pra Salvador, nós fizemos uma visita com ele num berçário de corais que a gente tem na ilha de Itaparica, e ele voltou e disse 'olha, o presidente Macron queria que eu escolhesse uma cidade além do Belém pra visitar. Vou dizer que é Salvador'”, afirmou à época, em entrevista ao programa Linha de Frente, do Grupo Aratu.
Sodré também destacou que a visita integra as celebrações pelos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, que incluem o Fórum Nosso Futuro. “Nós estamos construindo, em conjunto com o consulado francês, com a embaixada, governo federal, por conta dos 200 anos de relação, um fórum chamado Fórum Nosso Futuro. Vai ser dia 5 de novembro, um dia antes da abertura oficial. Ele é um fórum focado em intercâmbio de jovens, serão 100 jovens africanos, 100 jovens franceses, 100 jovens baianos...”, disse.
Após a participação na abertura, Macron e o presidente Lula seguirão para Belém, onde ocorrerão agendas preparatórias da COP 30.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).