Com 40% da meta batida, recapeamento da BR-324 deve ganhar investimentos
Segundo Eduardo Salles, presidente da comissão de infraestrutura da ALBA: Com 40% da meta batida, recapeamento da BR-324 deve ganhar investimentos
Por João Tramm.
O aumento dos fluxos de fim de anos gera mobilização para melhorar a estrada. Com 40% da meta batida, recapeamento da BR-324 deve ganhar investimentos na força tarefa da Operação Verão. Pelo menos foi o que prometeu o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que recursos devem chegar até sexta-feira (21).
Segundo o presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Eduardo Salles (PP), cerca de 200 km já passaram por recapeamento, o que representa 40% do objetivo firmado entre governo, bancada baiana e o ministro Renan Filho. O objetivo final é chegar aos 500 km de recuperação no trecho entre Salvador e Feira de Santana.
O anúncio de Jerônimo ocorre em meio ao processo de transição da gestão da BR-324 e de trechos da BR-116, cujo novo edital de concessão está previsto para ser lançado entre dezembro e janeiro, após a saída definitiva da Via Bahia. A informação foi confirmada por Eduardo Salles. Salles reforçou que a rodovia exige ações estruturais imediatas. “Temos que recapear e não tapar buraco”, reiterou o deputado.
Em entrevista nesta segunda-feira (17), a retirada da antiga concessionária segue celebrada por Jerônimo, que reafirmou que o processo agora segue para a escolha de uma nova operadora. “Foi uma luta para retirar a Via Bahia, que ganhou um processo de concessão. Não vai voltar não, pelo amor de Deus”, afirmou.
O modelo está sendo estruturado para incluir um pacote de segmentos considerados estratégicos para o fluxo na Bahia.

Com 40% da meta batida, recapeamento da BR-324 deve ganhar investimentos
O governador informou que recebeu garantias de que o aporte de recursos é iminente para que as condições da rodovia sejam amenizadas a curto prazo, principalmente devido aos congestionamentos e acidentes em períodos festivos. Em contato com o ministro dos Transportes, Jerônimo solicitou urgência, citando a situação em feriados: “Eu pedi: ‘pelo amor de Deus, ministro, ali dentro de períodos de Dia das Mães, São João, Natal, Ano Novo, quem anda 100 quilômetros fica cinco, seis horas rodando de carro’”, disse o governador.
Enquanto o leilão não é concluído, o DNIT segue responsável pela administração temporária da rodovia. O órgão já conduz um plano emergencial para tentar reduzir os pontos críticos da BR-324. Jerônimo assegurou que até o dia 20 ou 21 haverá um processo de fortalecimento dos recursos para que o DNIT e as empresas que administram a BR-324 possam fazer um tratamento do piso da estrada atual.
O deputado Eduardo Salles afirmou que os investimentos devem seguir e as empresas contratadas para reformar a BR-324 não será mais de modo emergencial, mas sim terão contratos definitivos. Essa alteração é mais um passo após as ações urgentes feitas com o fim da concessão.
Segundo o governador, a cobrança por investimentos duradouros tem sido constante junto ao Ministério dos Transportes. Inclusive, na COP 30, Jerônimo gravou um vídeo com Renan Filho, cobrando pedindo que esse montante fosse enviado. Uma semana após a postagem, o anúncio chegou.
“Eu estou em cima e tenho que cobrar, fiscalizar. Eu estou atento ao que está acontecendo ali para que a gente possa efetivamente resolver a estrada da BR-324”, declarou.
Jerônimo relatou ainda ter feito recentemente o trajeto de carro para observar as condições da via, lembrando da época em que percorria a rodovia diariamente como professor universitário entre Salvador e Feira de Santana. “Eu pedi para ir de carro para poder olhar e vi que tem um trecho que está muito pior”, contou.
Ele voltou a destacar o peso da BR-324 para o estado: trata-se, segundo ele, da rodovia mais estratégica da Bahia e “uma das mais importantes do Brasil”, por concentrar um elevado volume de veículos e funcionar como a principal porta de entrada da capital.

Br-324 após Via Bahia
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), assegurou que a concessionária ViaBahia não terá permissão para disputar a nova licitação destinada à administração dos trechos da BR-324 e BR-116. A informação foi divulgada ao Aratu On pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP), que também preside a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
De acordo com o parlamentar, o ministro assegurou que o mesmo CNPJ da concessionária não poderá ser inscrito no processo licitatório. A empresa foi expulsa em março da administração da Br-324, após ter tido seu contrato rescindido com o governo federal.
“O ministro dos Transportes, Renan Filho, nos garantiu que o mesmo CNPJ não poderia participar, mas se isso acontecer a gente vai reagir”, declarou Salles.
A declaração surge em meio às críticas e especulações sobre a possibilidade de a empresa tentar voltar à disputa, mesmo após receber cerca de R$ 900 milhões do governo federal, entre indenizações e recursos administrativos, e ter alterado seu nome para Concrode Concessionária de Rodovias LTDA.
Via Bahia foi expulsa
Em abril, o Governo Federal oficializou o pagamento da primeira parcela da indenização à concessionária ViaBahia, encerrando de forma definitiva um dos contratos de concessão rodoviária mais criticados do país. As rodovias foram entregues pela concessionária ViaBahia e assumida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Em cerimônia oficial, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância do momento: “Este é o novo 2 de Julho da Bahia, mais um dia de independência do estado que estava com a pior concessão rodoviária entre todas do Brasil, e finalmente isso foi resolvido”.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), já declarou que pretende iniciar o processo de nova licitação. "Até o final deste ano, nós vamos licitar [as rodovias]. Até lá, estamos trabalhando para cuidar do pavimento, deixar o pavimento minimamente trafegável", disse o ministro da Casa Civil.
Sob a administração do DNIT, os motoristas que trafegam pelas rodovias BR-116 e BR-324 na Bahia não precisarão mais pagar pedágio.
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