Após acusar jornalista de fake news, Jerônimo nega desconforto com Ponte

Durante o desfile do 7 de setembro, Governador Jerônimo Rodrigues (PT) nega desconforto com relatório da Ponte Salvador-Itaparica

Por João Tramm.

Durante as comemorações do Dia da Independência, no centro de Salvador, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou neste domingo (7) que a polêmica em torno do relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre a Ponte Salvador–Itaparica foi um “mal entendido” e descartou qualquer intenção de romper o contrato com a consultoria, além de assegurar que não há “desconforto” nas parcerias firmadas para os estudos

“Naquele momento eu me dirigia ao colega de vocês, me colocando à disposição para que ele pudesse ir à nossa secretaria”, afirmou, acrescentando que o secretário Eduardo, do Meio Ambiente, também está pronto para explicar o conteúdo. “Foi apenas isso. Não teve nada de desconforto com respeito aos contratos que nós fazemos perante as instituições para os estudos nossos”.

Após acusar jornalista de fake news, Jerônimo nega desconforto com Ponte; Foto: Reprodução Instagram/ @jeronimorodriguesba

O documento técnico em questão, elaborado pela Fipe para acompanhar a execução da Parceria Público-Privada da ponte, levantou pontos de atenção sobre cronograma, projeto de engenharia, licenciamento ambiental e desapropriações. O contrato celebrado entre o governo estadual e a consultoria tem valor aproximado de R$ 4,95 milhões e vigência de 15 meses.

Jerônimo chama relatório de fake 

A controvérsia começou quando, na manhã de quarta-feira (3), o governador reagiu com veemência a perguntas sobre o relatório, classificando o material como “ridículo e fake”. O petista ainda afirmou que parecia haver quem “torcesse contra” a obra.

“Um negócio ridículo, aquilo é fake. Parece que tem gente torcendo contra. Eu coloco a minha equipe para explicar que aquilo é especulação, que não tem a ver. Parece que estão torcendo contra a ponte. É impressionante, espalharam que não está havendo diálogo com as comunidades tradicionais, mas isso é mentira, é fake”, afirmou Jerônimo em ocasião anterior. 

O estudo — relativo a julho de 2025 — foi contratado para apoiar o monitoramento gerencial da PPP e sinalizou riscos e entraves em itens-chave do projeto, como o cronograma de execução, o licenciamento ambiental e as desapropriações necessárias para as obras.

Construção da Ponte

Após exigências da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ameaçarem o cronograma de obras da Ponte Salvador-Itaparica, a concessionária responsável pela obra manteve os prazos de início e conclusão das intervenções do equipamento. 

Conforme cronograma revisado, e obtido pelo Aratu On, a estimativa é que as obras no mar da Baía de Todos-os-Santos tenham início em junho de 2026, com previsão de finalização em junho de 2031.

7 de Setembro

Quem também esteve presente na programação do 7 de Setembro foi o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União). Em coletiva com a imprensa, o gestor defendeu que o 7 de Setembro seja visto como uma oportunidade de fortalecer a união nacional. Em suas palavras, a data vai além de uma celebração histórica: deve servir como referência para superar divisões políticas que se intensificaram no Brasil.

Reprodução Instagram/ @jeronimorodriguesba

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.