Após acusar jornalista de fake news, Jerônimo nega desconforto com Ponte
Durante o desfile do 7 de setembro, Governador Jerônimo Rodrigues (PT) nega desconforto com relatório da Ponte Salvador-Itaparica
Por João Tramm.
Durante as comemorações do Dia da Independência, no centro de Salvador, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou neste domingo (7) que a polêmica em torno do relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre a Ponte Salvador–Itaparica foi um “mal entendido” e descartou qualquer intenção de romper o contrato com a consultoria, além de assegurar que não há “desconforto” nas parcerias firmadas para os estudos
“Naquele momento eu me dirigia ao colega de vocês, me colocando à disposição para que ele pudesse ir à nossa secretaria”, afirmou, acrescentando que o secretário Eduardo, do Meio Ambiente, também está pronto para explicar o conteúdo. “Foi apenas isso. Não teve nada de desconforto com respeito aos contratos que nós fazemos perante as instituições para os estudos nossos”.
O documento técnico em questão, elaborado pela Fipe para acompanhar a execução da Parceria Público-Privada da ponte, levantou pontos de atenção sobre cronograma, projeto de engenharia, licenciamento ambiental e desapropriações. O contrato celebrado entre o governo estadual e a consultoria tem valor aproximado de R$ 4,95 milhões e vigência de 15 meses.
Jerônimo chama relatório de fake
A controvérsia começou quando, na manhã de quarta-feira (3), o governador reagiu com veemência a perguntas sobre o relatório, classificando o material como “ridículo e fake”. O petista ainda afirmou que parecia haver quem “torcesse contra” a obra.
“Um negócio ridículo, aquilo é fake. Parece que tem gente torcendo contra. Eu coloco a minha equipe para explicar que aquilo é especulação, que não tem a ver. Parece que estão torcendo contra a ponte. É impressionante, espalharam que não está havendo diálogo com as comunidades tradicionais, mas isso é mentira, é fake”, afirmou Jerônimo em ocasião anterior.
O estudo — relativo a julho de 2025 — foi contratado para apoiar o monitoramento gerencial da PPP e sinalizou riscos e entraves em itens-chave do projeto, como o cronograma de execução, o licenciamento ambiental e as desapropriações necessárias para as obras.
Construção da Ponte
Após exigências da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ameaçarem o cronograma de obras da Ponte Salvador-Itaparica, a concessionária responsável pela obra manteve os prazos de início e conclusão das intervenções do equipamento.
Conforme cronograma revisado, e obtido pelo Aratu On, a estimativa é que as obras no mar da Baía de Todos-os-Santos tenham início em junho de 2026, com previsão de finalização em junho de 2031.
7 de Setembro
Quem também esteve presente na programação do 7 de Setembro foi o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União). Em coletiva com a imprensa, o gestor defendeu que o 7 de Setembro seja visto como uma oportunidade de fortalecer a união nacional. Em suas palavras, a data vai além de uma celebração histórica: deve servir como referência para superar divisões políticas que se intensificaram no Brasil.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).