Moradores de duas cidades baianas podem solicitar saque calamidade

O saque calamidade, disponibilizado para moradores de duas cidades baianas, é voltado para a liberação do FGTS, devido às tempestades que atingem os municípios

Por Lucas Pereira.

Moradores de duas cidades baianas, Boa Nova e Macaúbas, podem solicitar o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a partir desta quarta-feira (10). A liberação foi motivada pelas tempestades que atingiram as cidades e já pode ser feita diretamente pelo aplicativo FGTS da Caixa.

O saque calamidade, disponibilizado para moradores de duas cidades baianas, é voltado para a liberação do FGTS, devido às tempestades que atingem os municípios. Foto: Reprodução/Prefeitura de Caranguá

Segundo endereços mapeados pela Defesa Civil, os moradores dessas áreas podem solicitar o saque calamidade até 9 de março de 2026. Para ter acesso ao benefício, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado retirada pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O limite é de R$ 6.220 por conta vinculada, condicionado ao saldo disponível.

A solicitação é feita de forma totalmente digital, pelo próprio aplicativo, na opção “Saques”. O trabalhador pode indicar conta da Caixa — inclusive a Poupança Digital Caixa Tem — ou de qualquer outra instituição financeira para receber o valor, sem custos adicionais.

No app FGTS, disponível para Android e iOS, o processo inclui informar dados cadastrais, escolher a opção de saque por calamidade e enviar documentação comprobatória de endereço e identidade. São aceitos RG, CNH ou passaporte, além de selfie com o documento. O comprovante de residência deve ter sido emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade.

Caso o trabalhador não possua comprovante de residência em seu nome, é possível apresentar declaração emitida pelo município, uma autodeclaração com dados pessoais (que será verificada pela Caixa em cadastros federais) ou certidão de casamento ou união estável, se o comprovante estiver em nome do cônjuge.

A Caixa mantém disponível a relação completa dos municípios habilitados ao saque por calamidade e os respectivos prazos de solicitação.

Vale lembrar ainda que em 2025, moradores de outras cidades baianas foram habilitados a realizar o saque calamidade, devido a questões climáticas. Em maio, moradores de Heliópolis e Cairu foram contemplados.

No começo de novembro, outra modalidade de saque, o Saque Aniversário, teve novas regras aprovadas, que limitam a antecipação do benefício. A medida, aprovada pelo Conselho Curador do FGTS e implementada pela Caixa Econômica Federal, altera o funcionamento dos empréstimos que permitem ao trabalhador adiantar valores futuros do fundo.

Moradores de duas cidades baianas podem solicitar saque calamidade. Foto: Caixa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.