'Anistia Já': Ato pró-bolsonaro no Farol da Barra marca 7 de Setembro

Bolsonaristas realizam ato em Salvador no 7 de Setembro em defesa de Bolsonaro e com pedido de anistia

Por João Tramm.

Um novo ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu simpatizantes e parlamentares no Farol da Barra, em Salvador, neste domingo, dia 7 de setembro. Em meio ao julgamento da trama golpista no STF, a mobilização destacou temas como liberdade de expressão e a defesa da anistia para os envolvidos nos episódios de 8 de janeiro de 2023.

O evento foi organizado pelos deputados estaduais Diego Castro (PL) e Leandro de Jesus (PL), além do deputado federal Capitão Alden (PL). Entre os presentes também estavam o presidente do PL na Bahia, João Roma, e sua esposa, a deputada federal Roberta Roma. 

“Neste domingo, 7 de setembro, no Farol da Barra, estamos nas ruas contra a tirania e a perseguição política escancarada. É agora ou nunca. Esse é o momento de mostrar que não aceitamos calados o que está acontecendo com o presidente Bolsonaro e com todos aqueles que defendem o nosso projeto de país. A Bahia vai dar a sua resposta”, disse Diego Castro.

A manifestação faz parte de uma série de ações pró-Bolsonaro realizadas em várias cidades do país, criticando decisões do Judiciário e pedindo maior espaço político para o ex-presidente e seus aliados.

Outros atos pró-anistia

O Rio de Janeiro foi onde ocorreu as maiores manifestações, a abertura do evento contou com a execução do Hino Nacional. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), réu junto com Bolsonaro em processo por tentativa de golpe, foi o primeiro a discursar. Durante a manifestação, foi reproduzido um áudio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em que ela cita suposta perseguição política.

O governador Cláudio Castro (PL-RJ) também esteve presente e liderou gritos de “Bolsonaro inocentado” e “Não existe golpe”, enquanto o senador Flávio Bolsonaro encerrou os discursos afirmando que “Não existe anistia criminal sem anistia eleitoral”, seguido de gritos de “Fora Moraes” pelos participantes.

O ato do Rio foi convocado pelo pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), em conjunto com outras representações religiosas. As manifestações fazem parte de uma mobilização nacional que ocorreu em diversas capitais do país, reforçando o apoio ao ex-presidente e sua base política.

Malafaia foi alvo de operação da Polícia Federal autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último mês. Antes disso, em 2024, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a entrega da Comenda Dois de Julho, maior honraria concedida pela Casa, em reconhecimento à sua atuação “em favor da família”.

Reprodução Instagram/@voucomleandro

7 de Setembro

Em Brasília, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou neste domingo (7) o desfile cívico de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios. A solenidade reuniu nomes do alto escalão do governo e do Congresso, mas chamou atenção pela ausência de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Já em Salvador, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), voltaram a dividir uma agenda pública neste domingo (7), durante a solenidade de hasteamento das bandeiras que abriu o tradicional desfile cívico de Sete de Setembro.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.