Aliança? ACM Neto e João Roma se reencontram em Vitória da Conquista
Próximo de 2026, ACM Neto e João Roma se encontram em Vitória da Conquista e postam presença conjunta em evento político, apesar das divergências recentes
Por João Tramm.
Pré-candidatos ao governo da Bahia em 2026 e que nos últimos anos estiveram em campos políticos opostos, ACM Neto (UB) e João Roma (PL) voltaram a dividir o mesmo espaço público. Os dois participaram, neste sábado, da inauguração da rádio Conquista FM, em Vitória da Conquista, acompanhados pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB).
O gesto reforça a leitura de um possível reaproximamento entre Neto e Roma, que já dividem o mesmo palanque em eventos durante o período junino, em cidades como Camaçari, Cruz das Almas, Feira de Santana e Itamaraju.
O movimento de reaproximação entre Neto e Roma, figuras que já atuaram em conjunto na política baiana, mas que se afastaram em 2021, quando Roma assumiu um ministério no governo Jair Bolsonaro.
O afastamento se intensificou durante as eleições estaduais de 2022, quando João Roma lançou candidatura ao governo da Bahia com o apoio direto do então presidente Bolsonaro, enquanto ACM Neto seguiu por outro caminho.
Com o fim da gestão Bolsonaro, no entanto, os dois passaram a retomar o diálogo e dar sinais de reconciliação política. A imagem publicada por Sanches reforça esse novo momento de possível união entre lideranças que já caminharam juntas no passado.
'Estamos Juntos'
O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) compartilhou, nesta quarta-feira (9), uma imagem ao lado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), e do ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), durante um encontro realizado em Brasília.
Na legenda da publicação, Sanches classificou o momento como um reencontro: “A vida é assim, feita de desencontros e reencontros. Nós três estamos juntos por uma Bahia melhor, organizada e mais forte”, escreveu.
O ex-ministro, deputado federal e presidente estadual do PL na Bahia, João Roma, afirmou que o Partido Liberal manterá uma postura antagônica ao PT nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Linha de Frente, da rádio Antena 1 Salvador, na noite desta segunda-feira (14), conduzida pelo jornalista Pablo Reis.
“A definição está clara. O PL vai estar antagônico ao PT. Se o PT estiver de um lado, o PL vai estar de outro”, afirmou.
Eleitorado de Roma e Neto
O eleitorado de ACM Neto se destaca por ser mais jovem e com maior escolaridade. Ele tem sua maior força entre eleitores de 16 a 30 anos (44%) e de 31 a 50 anos (45%). A escolaridade também é um fator: 44% dos eleitores com ensino médio completo ou incompleto e 43% dos que têm ensino superior incompleto ou mais votariam nele.
João Roma (PL) aparece com 4% das intenções de voto no cenário geral. Seu eleitorado é predominantemente masculino (5%). Ele tem um apoio ligeiramente maior entre os eleitores mais jovens, de 16 a 30 anos, com 6% da preferência nesse grupo. A escolaridade de seus eleitores é variada, mas ele recebe 5% dos votos tanto de quem tem ensino médio quanto de quem tem ensino superior.
Pesquisa Quaest indica ainda que a intenção de voto para o governo da Bahia coloca ACM Neto (União) na liderança com 41%, seguido por Jerônimo Rodrigues (PT) com 34%. A divisão de votos sugere que a eleição será decidida por perfis de eleitores específicos, revelando o seguinte mapa.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).