Bruno Reis diz que solicitou audiência com o ministro das Cidades para discutir projeto do túnel subterrâneo em Salvador
Segundo o gestor, o projeto já está cadastrado para análise do governo federal
O projeto do túnel subterrâneo no Centro de Salvador ganha mais um capítulo nesta quinta-feira (25/4). Ao repórter Matheus Caldas, do Aratu On, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União), voltou a falar sobre a inclusão da obra no Novo PAC, plano de aceleração do governo federal.
Segundo o gestor, que inaugurou o trecho 2 do BRT na manhã de hoje, acompanhado do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), e de outras autoridades, o projeto já está cadastrado para análise do governo federal.
"É uma das obras que o ministro disse que está lá cadastrada, e que nós vamos pedir. Eu solicitei uma audiência com ele, vamos levar obras de encostas que já estão cadastradas, obras de macro drenagem para alagamento de algumas áreas da cidade, e também essa grande obra de mobilidade, que é um túnel que liga o Campo da Pólvora ao Comércio, portanto, na prática, leva o metrô ao Comércio", começa o prefeito.
Bruno Reis reafirmou que a obra do túnel deve sair por cerca de R$ 400 milhões. "E isso é somado aos ônibus que cadastramos, 40 financiamentos que a prefeitura adquiriu para a compra de 110 ônibus elétricos e de 300 ônibus convencionais. A gente tem o cadastro de mais 600 ônibus junto ao Ministério das Cidades, e espera que o governo possa também liberar recurso para essa aquisição", finaliza ele.
Foto: Prefeitura de Salvador/Divulgação
HISTÓRICO
Em fevereiro deste ano, o então secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos já tinha afirmado à imprensa o interesse em incluir o projeto do túnel subterrâneo no Novo PAC. Segundo o gestor, a obra estava prevista para custar cerca de R$ 200 milhões. Após análises, o orçamento foi fechado em R$ 417 milhões, o que, de acordo com o secretário, “surpreendeu” o Palácio Thomé de Souza.
“Isso o projeto, né? Quando a gente abre a licitação, as empresas dão desconto, natural, para fazer essa concorrência. Deve diminuir esse valor. É uma obra super importante, trazer o metrô para a Cidade Baixa por R$ 400 milhões”.
Mesmo com os imprevistos, Luiz Carlos assegurou que o túnel será construído. Ele, no entanto, pontuou que não há previsão para que isso aconteça.
O titular da Seinfra disse que o projeto faria com que o poder público economizasse mais de R$ 2 bilhões para ligar o Centro Histórico ao metrô.
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