Cultura

Gil Vicente Tavares critica critérios de editais culturais em entrevista ao Linha de Frente

Gil Vicente destacou ainda que, embora reconheça a necessidade de inclusão de minorias nos processos culturais, os editais não conseguem resolver os problemas históricos de desigualdade

Por João Brandão

Gil Vicente Tavares critica critérios de editais culturais em entrevista ao Linha de FrenteAratu On


Em entrevista ao programa Linha de Frente, conduzido pelo jornalista Pablo Reis, o diretor, dramaturgo, compositor e professor da Escola de Teatro da UFBA, Gil Vicente Tavares, fez duras críticas aos critérios utilizados em editais culturais no Brasil. Para ele, os processos seletivos frequentemente desconsideram a essência artística e a relevância dos projetos.


“Os critérios, às vezes, são um problema e isso basta qualquer pessoa pesquisar. Se você for olhar os critérios, geralmente, dos editais, eles pressupõem muitas coisas, menos arte. Parece que o que menos interessa é a arte, é o currículo da equipe, é o projeto artístico, em si, é o histórico artístico que aquela pessoa tem, a relevância artística que aquele projeto tem”, afirmou.


Gil Vicente destacou ainda que, embora reconheça a necessidade de inclusão de minorias nos processos culturais, os editais não conseguem resolver os problemas históricos de desigualdade. Ele também apontou a baixa remuneração dos artistas como um entrave para a produção cultural de qualidade.


“É até um tapa-buraco, às vezes, achar que com editais […] nós artistas, se você for pegar o que a gente ganha com o espetáculo, o que a gente produz, através de um edital, o que vai para o nosso bolso, você vai dar risada. Porque, às vezes, para a gente ensaiar três meses, quatro meses o espetáculo, a gente ganha no total o que uma pessoa não ganha de salário no mês.”


 


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.