A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado aprovou nesta terça-feira (31/8) a convocação da advogada da família Bolsonaro, Karina Kufa. Além disso, o colegiado aprovou a reconvocação do motoboy da VTCLog Ivanildo Gonçalves da Silva e quebrou os sigilos da empresa suspeita de irregularidades em contratos com a Saúde.
Karina Kufa deverá comparecer à comissão para explicar suposto relacionamento com “lobistas” da área da saúde. Além de conversas interceptadas durante a investigação, ela será cobrada a explicar um jantar realizado na sua casa em 23 de maio de 2020. Na ocasião, ela teria recebido lobistas da empresa Precisa Medicamentos, intermediária das negociações entre o governo brasileiro e o laboratório Bharat Biotech para compra da vacina indiana Covaxin.
“O depoimento da advogada Karina Kufa é de extrema importância para os trabalhos desta CPI, uma vez que pode esclarecer sua participação e de outros personagens do seu círculo de amizades nas negociações envolvendo contratos como Ministério da Saúde, razão pela qual, peço a aprovação do presente requerimento", argumentou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no requerimento.
Randolfe destacou que a convocação não se dava pelo trabalho de Kufa junto a Jair Bolsonaro (sem partido) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), dois membros da família com quem ela já atuou.
Já o nome de Ivanildo entrou no radar da CPI depois que um relatório do Coaf detectou movimentações financeiras atípicas. Nos últimos dois anos, o motoboy pagou contas da empresa e realizou saques que somam R$ 4,7 milhões.
Os Senadores da CPI suspeitam que o dinheiro em espécie que o motoboy teria movimentado para a VTCLOG pudesse servir ao pagamento de propinas.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação