Variedades

Coluna da Bia: três dicas pra colocar em prática e ter mais resiliência

Coluna da Bia: três dicas pra colocar em prática e ter mais resiliência

Por Da Redação

Coluna da Bia: três dicas pra colocar em prática e ter mais resiliênciailustrativa/Pexels

Olá, seja bem-vinda(o) de volta! Se você chegou até aqui, acredito que tenha se identificado com o texto da semana passada ou com o título da matéria de hoje. De qualquer forma, espero que as próximas linhas possam te trazer alguma reflexão. 


Ouvimos muito sobre a importância de sermos resilientes. Mas a pergunta é: o que realmente é resiliência? Assim, para iniciarmos o texto de hoje, quero trazer pra você a reflexão de que Resiliência tem muito mais a ver com “sou feliz apesar de”, do que “sou feliz porque minha vida não tem problemas”.  Podemos dizer que Resiliência é a capacidade de obter recursos necessários para se recuperar de forma positiva frente às adversidades e, nas palavras do Rick Hanson, Ph.d e membro sênior do  Greater Good Science Center em Berkeley, nos EUA, “resiliência é a capacidade de sobreviver aos piores dias da vida, aos desafios do dia a dia e, ainda assim, não sucumbir.” As adversidades irão nos afetar, mas a resiliência vem na recuperação cada vez mais rápida e fluida. Com isso, desenvolver Resiliência nos permite desfrutar mais da vida e, como bônus, se você acredita que a adversidade te faz mais forte, você é mais propenso a se beneficiar de um momento desafiador na sua vida. 


Antes de trazer as três dicas de hoje, importante dizer que Resiliência não tem a ver com personalização, abrangência e permanência. Ou seja, para desenvolver a resiliência, necessário não levar culpa de coisas que realmente não foram sua culpa, não assumir que ter desafio em algo quer dizer que você terá em todas as outras áreas da sua vida (exemplo: se você não passou em um processo seletivo, não significa que você é um péssimo pai/mãe) e, por fim, não acreditar que porque você está se sentindo pra baixo hoje, será sempre assim. 


Assim, vamos para nossas três dicas de hoje para desenvolvermos a Resiliência, tendo em vista que é considerada pela neurociência uma habilidade pra felicidade e, como habilidade, podemos aprender.


A primeira dica é: durante seu dia, perceba que você está bem. Essa é uma maneira poderosa de construir um recurso em seu cérebro, pois ao contrário de colocar um véu bonito apenas, esse recurso te traz a consciência maior que o medo que, por vezes, é infundado e que seu corpo está em com bom funcionamento. Ou seja, a consciência de que o seu corpo está bem e  que você está bem. Pode ser que você queira terminar o seu trabalho no prazo, seu copo com água acabou de cair ou você quer colocar mais sal na sua comida, mas no fundo e neste segundo, você está bem. Lembrando que, por vezes, pode ser que você realmente não esteja bem. E, nas próprias palavras de Hanson, “talvez algo terrível tenha acontecido, ou seu corpo esteja muito perturbado ou sua mente esteja muito perturbada. Faça o que puder nessas horas para enfrentar a tempestade. Mas, assim que possível, observe que o âmago do seu ser está bem, como o lugar tranquilo, quinze metros abaixo de um furacão uivando acima do mar”. Assim, de forma prática, quando estiver fazendo algo, pode falar com você mesmo: “estou bem agora”, ou até dizer na sua própria mente apenas. Seja dirigindo, terminando de escrever um texto, assistindo série ou conversando com alguém, faça uma pequena pausa, por alguns segundos apenas, e diga para você mesmo: “eu estou bem agora”. 


A segunda dica é: descanse. Exatamente, descanse! Estudos com veteranos e militares formados demonstraram capacidade reduzida de lidar com o estresse quando tiveram sono com qualidade ruim. Assim, diminuir as luzes do seu ambiente de repouso 1 hora antes de dormir, desligar o celular 1h antes de dormir, colocar pijama apenas no momento de dormir, bem como tomar um bom chá ou bebida reconfortante, são algumas das técnicas de grande valia para melhorar sua qualidade de sono. 


E, como terceira e última dica, escreva sobre experiências ruins trazendo uma boa perspectiva e algumas reflexões, tais como: como o evento ajudou a formar quem você é você? Quais foram seus principais aprendizados com a situação? Qual impacto desse evento negativo na sua vida? 


Bom, chegamos ao fim do texto de hoje. Como sempre digo: se essas linhas te trouxeram alguma reflexão, minha missão foi cumprida. E lembre-se: nada adianta conhecimento, se não o colocarmos em prática. 


Um lindo final de semana pra vocês!


Com carinho, 


Bia Ramos.


SOBRE BIA


bia-ramos

Bia Ramos | divulgação

 

Bianca Ramos, ou apenas Bia Ramos, tem como propósito resgatar a essência do ser humano, para um mundo mais feliz. Realiza mentorias individuais e em grupo, workshops e palestras com foco em desenvolver a felicidade, tendo como base a Psicologia Positiva, a Neurociência, o método nacional de Felicidade Interna Bruta, do instituto Feliciência e a metodologia internacional CliftonStrengths do Instituto Gallup. 


Agora, ela estará no Aratu On, todas as sextas-feiras, para falar e refletir sobre felicidade.


Saiba mais sobre o trabalho e o propósito dela no Instagram (@biancaramos.f).


LEIA MAIS: Coluna da Bia: A vida não é apenas pagar boletos


LEIA MAIS: Coluna da Bia: Recebeu nove elogios e focou em uma única crítica? Este texto é para você


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.