Geral

Ações da PM deixam um morto a cada cinco horas no mês de junho em três cidades baianas

Ações da PM deixam um morto a cada cinco horas no mês de junho em três cidades baianas

Por Jean Mendes

Ações da PM deixam um morto a cada cinco horas no mês de junho em três cidades baianas fuzil apreendido em Conceição do Jacuípe-divulgação/SSP

Pelo menos 11 homens apontados como criminosos pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) morreram em confronto com a Polícia Militar nas 54 primeiras horas (dois dias mais seis horas) do mês de junho. O levantamento foi feito pelo Aratu On, com dados da própria pasta. Salvador, com oito casos; Jequié, com dois; e Conceição do Jacuípe, que teve uma troca de tiros, foram os três municípios em que as ocorrências aconteceram. 


As primeiras chamadas "mortes em decorrência de intervenção policial" na capital foram registradas no bairro de Itapuã, na noite de segunda-feira (1/6). Campinas de Pirajá (uma), São Cristóvão (duas ocorrências e duas mortes), Nordeste de Amaralina (duas mortes) e Saramandaia (uma) tiveram ações um dia depois, na terça. A última ocorreu já na madrugada de quarta-feira (3/6), durante uma ação contra o tráfico de drogas na madrugada.


No interior, Jequié teve um confronto com baixa para o crime na noite de terça, mesmo dia do tiroteio em Conceição do Jacuípe. A cidade do sudoeste, inclusive, computou outras duas no intervalo de 48 horas, mas a outra "morte em decorrência de intervenção policial" ocorreu no final de domingo (31/5).


Em 100% dos casos, ainda de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os criminosos atiram contra as guarnições - que geralmente estão patrulhando algum local e são surpreendidas -. Logo em seguida, há revide e os suspeitos são feridos, sendo socorridos imediatamente ao hospital mais próximo. Nenhuma das ações acabou com algum policial militar ferido. No total, foram apreendidas drogas, 11 revólveres ou pistolas e um fuzil. 


SUSPEITO DE ROUBO A BANCO 


Segundo apuração do Aratu On, a ação em Conceição do Jacuípe resultou na morte de Cléber dos Santos Couto, conhecido como "Manga". Ele já tinha sido preso e, segundo a SSP, tinha envolvimento com roubo a banco. De acordo com a PM, o rapaz estava dentro de um veículo que foi interceptado durante uma operação conjunta de várias unidades. 


O homem, que também é acusado de ser uma liderança do tráfico no bairro do Cabula, em Salvador, atirou e acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foram apreendidos um fuzil calibre 5,56, carregador, munições, 20 artefatos explosivos escondidos em caixas de som, meio quilo de cocaína e 307 reais em espécie.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.