Toni Garrido rebate críticas após mudança na letra da música 'Girassol'

Toni Garrido fala sobre mudança na letra da música 'Girassol' e justificativa gera polêmica entre os fãs

Por Laraelen Oliveira.

No último sábado (4), durante uma participação no programa “Altas Horas”, apresentado por Serginho Groinsman, o vocalista do Grupo Cidade Negra, Toni Garrido, explicou o motivo de ter alterado um trecho da composição depois de 25 anos do lançamento da obra. Essa mudança gerou descontentamento dos fãs da banca, que acharam a mudança na música “Girassol, o maior hit do grupo, desnecessária. 

Lançada em 1999, “Girassol” faz parte do álbum Perto de Deus, um dos maiores sucessos da banda Cidade Negra/Foto: Reprodução 

A parte que houve alteração dizia, originalmente: "A verdade prova que o tempo é o senhor / dos dois destinos, dos dois destinos... / Já que pra ser homem tem que ter / a grandeza de um menino, de um menino". Na nova versão, a letra foi transformada para: "A verdade prova que o tempo é o senhor / dos dois destinos, dos dois destinos... / Já que pra ser homem tem que ter / a grandeza de uma menina, de uma mulher".  

Justificativa de Toni Garrido para mudança da letra de "Girassol"

Era a primeira vez que o cantor falou sobre o assunto, durante a entrevista Toni Garrido ressaltou que a transformação aconteceu devido a uma percepção de que a letra era “hétero e machista”. A canção está em autoria dele junto com os colegas Bino Farias, Lazão, Da Gama e Pedro Luís 

A letra fala sobre resiliência, amor e crescimento espiritual, usando o girassol como símbolo de luz e esperança/Foto: Reprodução 

"Durante anos eu tinha certeza que estava cantando uma canção certa de amor, e que estava fazendo o bem para as pessoas. Depois de 25 anos, um dia bateu uma ficha aqui, e eu falei: 'Hétero machista top, horrível'", justificou ele. A alteração e justificativa, despertou uma enxurrada de críticas nas redes sociais.

Diante da polêmica com a letra da música, ele se pronunciou por meio das redes sociais. “Gente, que curioso a polarização das palavras. De uma coisa tão simples e que dentro de tantas coisas incríveis, a gente vê uma discussão enorme por causa da semântica, do entendimento dessas palavras. [...] Na realidade, de uma mudança, de uma palavra. As pessoas podem cantar como elas quiserem, elas conhecem a música de um jeito. ‘Já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino’. Eu fico muito feliz que elas gostem disso e que cantem a música dessa forma. Quem sou eu pra dizer se você pode cantar ou não pode cantar do jeito que você quiser ?! A arte é livre. No meu entendimento, na minha brincadeira amorosa eu queria homenagear as mulheres. Todo grande homem tem a grandeza de um pai e de uma mãe. E de um menino também, poeticamente falando”, disse o artista.

"Eu queria muito dizer que todo grande homem, tem por trás dele, ou a frente dele, ou junto dele uma grande mulher. E a gente não fala muito isso. Então, é por isso que eu coloco aqui que ‘já que pra ser homem tem que ter a grandeza de uma mulher. É a mãe, a pessoa que cuida dele, ou a irmã, ou qualquer elemento feminino.. Que o conduz e que dá uma sensibilidade, um equilíbrio, na personalidade dele para ele ser um ser humano querido, legal, gente fina. É só isso. Fiquem em paz e com muito amor no coração!", acrescentou o cantor.

Polêmica nas Redes Sociais após mudança 

Muitos fãs de Toni Garrido acharam a mudança um reflexo de uma "militância errada", como definiram alguns internautas por meio de comentários nas redes sociais. O tema se tornou um dos assuntos mais comentados do X neste domingo (5).

"Sempre achei que o sentido era: 'para ser um homem de verdade, você precisa ter a pureza, o cuidado, a sensibilidade de uma criança'... Entendi errado todo esse tempo?, perguntou um usuário do X.

Na versão original da letra, "menino" aparece como uma metáfora para criança. "Acho que é querer lacrar em algo que não tem necessidade. Estão deixando a língua portuguesa de lado, a poesia, a interpretação", afirmou uma pessoa, por meio do X. "Agora vai ter que mudar o título da música 'Girassol' para colocar 'Margarida'", ironizou mais um fã do cantor, em comentário no Instagram.

Houve, no entanto, quem defendesse Toni Garrido. "Não precisava. Mas ele quis englobar as mulheres na letra também", ponderou um internauta. "Acredito que a música, quando busca traduzir contextos culturais, só se completa ao trazer o 'ouvinte' para dentro da cena: há 25 anos parece falar de 'menino' no sentido de criança, de mantê-la viva; agora que o Brasil ocupa quinto lugar de feminicídio, por que não ressignificar o valor de ser 'homem'?", refletiu mais uma fã da banda.

Momentos marcantes da música brasileira 


Neste mês, o Brasil celebra o aniversário de 80 anos de Gal Costa, uma das vozes mais marcantes da MPB. A data está sendo lembrada com reedições de clássicos e eventos em homenagem à cantora, que deixou um repertório de obras atemporais e influenciou gerações de artistas.

O Festival da Primavera 2025 encerrou sua edição neste domingo com uma homenagem especial ao cantor Raul Seixas, ícone do rock brasileiro. O evento reuniu artistas locais em Salvador e contou com releituras de sucessos como “Maluco Beleza” e “Metamorfose Ambulante”.

Entre os indicados ao Grammy Latino 2025, estão nomes de destaque da cena baiana como Tierry, Luedji Luna e Gilberto Gil, que concorrem em categorias de música popular brasileira e produção musical. A presença dos artistas reforça o papel da Bahia como um dos polos criativos mais influentes do país.

Leia também: Liniker mobiliza multidão de fãs em passagem de som na Bahia

Leia também: Pagod'art lança single inspirado em brincadeira ligada ao 'Show do Milhão'

Leia também: Entenda diagnóstico de Milton Nascimento: demência por corpos de Lewy

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.