Urgente! Putin anuncia ataques a centros militares na Ucrânia; 'pode ser a pior guerra desde o século passado'
Há imagens de ataques à capital ucraniana, Kiev, a diferentes pontos da cidade de Kharkiv, na Ucrânia, e relatos da chegada de tropas russas, em navios, na cidade costeira de Odessa. Além disso, também foram ouvidas explosões em Mariupol, Donetsk e Luhansk.
A Rússia iniciou ataques à Ucrânia. Em comunicado pouco antes das 5h (23h do dia 23 de fevereiro, no Brasil), o presidente russo Vladimir Putin anunciou uma operação militar para "proteger a população do Donbass", região do território ucraniano, onde ele reconheceu áreas rebeldes pró-Rússia na segunda-feira (21).
Porém, há imagens de ataques à capital ucraniana, Kiev, a diferentes pontos da cidade de Kharkiv, na Ucrânia, e relatos da chegada de tropas russas, em navios, na cidade costeira de Odessa. Além disso, também foram ouvidas explosões em Mariupol, Donetsk e Luhansk, o que desmente o discurso de Putin.
🇷🇺🇺🇦 | URGENTE: IMAGENS DE EXPLOSÕES EM KHARKHIV, UMA DAS MAIORES CIDADES DA UCRÂNIApic.twitter.com/5JfwX8Z37e
— De Olho no Front (@deolhonofront) February 24, 2022
As regiões citadas acima estão situadas no leste da Ucrânia, dentro das antigas fronteiras de Donetsk e Lugansk, províncias que têm, atualmente, menos da metade de seu território dominado por aliados de Putin. Ou seja, esses ataques russos configuram uma invasão de uma área ocupada há oito anos, tornando-se uma guerra contra forças ucranianas.
ONU: 'NEM CONSEGUIMOS PREVER AS CONSEQUÊNCIAS'
Em pronunciamento oficial, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu: "Por favor, do fundo do meu coração, parem de atacar a Ucrânia. Já tem pessoas demais morrendo. [...] Pode ser a pior guerra desde o século passado. Não só por devastar, mas por um impacto que nem conseguimos prever as consequências".
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que mísseis atingiram aeroportos, quarteis e outras bases limitares. O ministro das Relações Exteriores do país, Dmytro Kuleba, por sua vez, falou em invasão em grande escala e afirmou que a Ucrânia irá se defender "e ganhará", e que "o mundo deve e pode parar Putin".
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.